Salitre, Causas e Tratamento

O salitre que aparece nas paredes das habitações é um dos problemas mais difíceis de resolver e raramente tem uma solução definitiva.


Nas paredes de alguns monumentos ou casas com humidade aparecem por vezes cristais brancos que têm o nome de salitre ou também chamado por vezes de salgadiço.

Clique no botão abaixo para ler o resto do artigo.

Aqui

10 comentários sobre:

"Salitre, Causas e Tratamento"

Inês

Foi-me dito que aplicar numa parede com salitre gesso, que evita este mau aspecto tão caracteristico destas paredes. Alguém pode dar-me um esclarecimento sobre esta matéria?
Obrigado.
Inês

Unknown

Olá Inês;

Como pode ler no artigo acima o problema do salitre nas paredes é algo bastante complexo e de difícil resolução, se apenas um pouco de gesso resolvesse este caso então nem sequer era assunto e causa de tanto estudo e desenvolvimento de produtos específicos.

Se quer resolver o caso por uns dias ou semanas, então pode optar por uma solução mais simples do que estar a aplicar gesso, mas o problema vai voltar como antes.

Se quer resolver o caso por um período mais longo então siga os nossos conselhos.

Sempre ao dispor.
Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

O que querem dizer por, ou como é que fazem, uma caixa de drenagem no pavimento interior para afastar a humidade do pavimento, fundações e paredes?
Obrigado,
João

Unknown

Resposta ao João;

Esta caixa pode ser feita para ajudar a drenar a água/humidade que existam nas paredes e que ajude a esta não ficar retida nas mesmas.
Esta situação só pode ser feita em alguns casos/casas, dependendo da casa e da gravidade da situação. Claro que num apartamento é difícil para não dizer impossível fazer esta caixa.
Repare que as dicas que aqui dou são as possíveis soluções para os problemas, depois cada caso é um caso e devem ser aplicadas/ajustadas conforme os casos.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Filipe Lousada

Boa noite, estou com o problema do topico, comprei primolite anti-salitre, estou com algumas duvidas acerca da sua aplicaçao, gostaria de saber se os passos estao correctos.

1- retirar o reboco da parede
2- tornar a rebocar normalmente
3- aplicar o primolite anti-salitre
4- aplicar o primolite
5- aplicar tinta ...

sera que antes de rebocar posso aplicar o anti salitre, depois o reboco ira conseguir aderir por cima do anti salitre ??
obrigado

Unknown

Resposta ao Filipe;

Os passos estão correctos e deve aplicar o Primolite anti-salitre por cima do reboco, veja a ficha técnica do produto e siga a informação; (copie o seguinte link e cole na barra superior do seu browser); http://goo.gl/VgNpT

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Margarida Lourenço

Margarida Lourenço
Estou com um problema grave num dos quartos. Já aplicámos aditivos, produtos e tintas especiais para salitre. Muito dinheiro gasto e nada resolve. Já me falaram numas "lages" tipo azulejos que imitam reboco e até se podem pintar com a cor desejada ou aplicar papel de parede. Têm conhecimento deste material? Será que aplicar "estes azulejos resolve? Muito obrigada pela a atenção.

Unknown

Olá Margarida;

realmente o salitre pode ser um grande problema numa habitação e na maioria dos casos não tem uma solução definitiva. Pode-se tentar minimizar e ficar-se livres por algum tempo (meses), mas ele volta sempre.

Já escrevi artigos sobre o assunto que pode ler aqui; http://www.tintasepintura.pt/salitre-causas-e-tratamento/

Em relação aos azulejos de que me fala, não conheço nenhuma solução que seja eficaz recorrendo a esse método.
Se o problema é muito grave e não o pode ou não consegue resolver na origem a única solução é fazer uma parede em pladur afastada uns centímetros da parede com salitre.
Bem sei que não é solução ideal mas pelo menos fica com paredes, à vista, sem esse problema.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Será que após raspagem e limpeza da zona salitrosa esta for pulverizada com vinagre antes da pintura final que o problema ficará resolvido? Fica no ar a pergunta.

Anónimo

Será que após a raspagem e limpeza da zona salitrosa, esta for pulverizada com vinagre antes de levar a pintura resolverá o problema do salitre interior? Fica a pergunta.

Novo Comentário em Tintas e Pintura

Leia Antes de Comentar:

  • Os comentários deste blogue são todos moderados;
  • Escreva apenas sobre o tema deste artigo;
  • Ofensas pessoais ou spam não serão aceites;
  • Não fazemos parcerias por meio de comentários;
  • Faça comentários relevantes;
  • Para entrar em contacto, também poderá usar o nosso formulário de contacto;
  • Obrigado pela sua visita e volte sempre.
  • ATENÇÃO
  • NÃO RESPONDO A COMENTÁRIOS ANÓNIMOS, COLOQUE SEMPRE O SEU NOME!