Dúvidas mais Frequentes

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES EM TINTAS E PINTURAS 


Nesta página vai encontrar a resposta a muitas das suas dúvidas, escolha o tema que mais lhe interessa e veja os nossos conselhos.

         
47 comentários sobre:

"Dúvidas mais Frequentes"

Fábio

Muito interessante este blog, parabéns.

Anónimo

Meus parabéns pelo seu blog, está fantástico!!!
Qual a diferença entre pintar uma parede (interior) com rolo ou pistola?
Qual é a melhor solução?
Obrigada

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo;

Muito obrigado pelas suas palavras.

Em relação às diferenças entre pintar uma parede a rolo ou à pistola (Airless), posso dizer o seguinte:

1º São métodos totalmente diferentes.
2º Resultados também bastante diferentes.
3º Estimo que das paredes pintadas no nosso país, 99,5% são pintadas a rolo e o restante 0,5% à pistola.
4º Pintura à pistola é mais rápida.
5º Pintura à pistola gasta menos tinta, espalha melhor.
6º Um equipamento profissional é caro.
7º Pintura à pistola é boa para apartamentos novos, que ainda não tem os acabamentos colocados, para repintura é melhor rolo.
8º Pintura à pistola é mais uniforme, logo mais difícil de dar retoques.
9º para mim a pistola é optima para lacar e ou envernizar, para paredes é mesmo o rolo, salvo raras excepções.

Espero ter respondido à tua questão.

Anónimo

Muito obrigado pelo resposta, consegui tirar as minhas dúvidas.

Anónimo

o castanho e uma cor que pode ser pintada no interior? espero a resposta

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo

Claro que sim, qualquer cor pode ser usada no interior ou no exterior, depende do gosto de cada pessoa.

Anónimo

Bom dia
Gostaria de saber qual a melhor tinta anti-alérgica para asmáticos.

Anónimo

Que rolo de pintura devo usar para pintar telhas tipo ondulada.

Tintas Pintura

Resposta a Anónimo

Caro visitante;

Muito obrigado pelo seu contacto assim com o a visita que efetuou ao meu blogue.

Para pintar telha use um rolo tipo anti-gota.

Melhores cumprimentos
Tintas e Pintura

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo
Caro visitante;

Em relação à tinta anti-alérgica, julgo que a melhor que existe à venda em Portugal é a da marca Artilin, pode encontrá-la à venda em qualquer loja Cin ou Sotinco.

Melhores cumprimentos
Tintas e Pintura

GRASIELA

ola preciso comprar essa pistolas pulvorisadoras sebe me dizer qual é a melhor?

Tintas e Pintura

Olá Grasiela

Realmente não sei a que pistola pulverisadora é que te estás a referir, mas numa boa casa de tintas, podem-te ajudar a escolher a melhor opção, também depende do dinheiro que queres gastar.

melhores cumprimentos
Tintas e Pintura

Anónimo

Tenho umas moradias com grandes problemas de pinturas. a tinta utilizada è da vossa. gostaria que me disponibilizassem um técnico para me arranjar uma solução.
tm:917028616
cumprimentos,
luis pinto

Tintas e Pintura

Resposta a Luis Pinto,

Se ler com atenção a página Sobre T.P. verá que nós não vendemos absolutamente nada, este blogue existe apenas para ajudar as pessoas a tirar as suas dúvidas sobre estas áreas.
Terá que contactar a empresa que lhe aplicou a tinta para que estes lhe resolvam a situação. Em alternativa poderá contactar a empresa da marca da tinta que foi aplicada, mas dúvido que estes lhe façam alguma coisa.

Melhores cumprimentos

Anónimo

Gostaria de saber se existe primário anti-corrosivo de para alta temperaturas 400º acabamento aluminio.

Tintas e Pintura

Resposta a anónimo:

Existem primários próprios para aplicar antes da pintura com tinta de alta temperatura até 400º.
Vê a seguinte ficha técnica da Cin, que é de uma tinta de alta temperatura, e aqui tens muita informação assim como os primários indicados; http://cinweb.cin.pt/CIN/Qualidade/GestTecProt.nsf/74B251F014006687C12578E200368A01/$File/7T-400.P.PDF
Espero ter ajudado.

Melhores cumprimentos

Anónimo

Boa noite

Gostaria de saber se posso aplicar tinta tartaruguinha em membrana!?

Obrigado
Manuel Sousa

Anónimo

Boa noite

Gostaria de saber se posso aplicar tinta Tartaruguinha em por cima de membrana tambem da robialac

Unknown

Resposta a Manuel Sousa;

Caro leitor;
Pode-se aplicar tinta texturada por cima de membrana, mas só se forem os produtos correctos e nas condições correctas, aliás como em qualquer situação.
Neste caso a tinta tartaruguinha é indicada para interiores, não é aconselhada para exteriores, por isso e uma vez que a membrana é só aconselhada para exterior, estes dois produtos à partida nunca se devem encontrar.
Pode ver a ficha técnica do produto, no seguinte link; http://www.robbialac.pt/folder/produto/itc/76_027-0101__10-1.pdf.
Aqui tem todas as informações necessárias, siga à risca os conselhos indicados.
Invenções por parte dos aplicadores, normalmente dão bronca, e depois a culpa é sempre da tinta/marca.

Espero ter ajudado.

Anónimo

Boma tarde

Antes de mais, muito obrigado pela resposta rápida. Relativamente á tartaruguinha. Mas se aplicar tartaruga, esta sim para exterior. Acha que terei problemas por andar a "inventar"?.

Obrigado.

Unknown

Resposta a Manuel Sousa;

Desculpe a questão do inventar, mas na realidade é o que acontece em muitos casos.
No que diz respeito á sua questão, não vejo à partida problemas em aplicar uma tinta de areia por cima de membrana, a não ser que hajn incompatibilidade entre produtos.
Alêm disso a membrana terá que estar bem aderente, deve remover toda a tinta em desagregação.
Se desejar mantar as caracteristicas de uma tinta membrana, existe a membrana texturada, que tem o efeito da tinta de areia aliada ás caracteristicas da membrana.
Veja a ficha técnica da Super Tartaruga no seguinte link; http://www.robbialac.pt/folder/produto/itc/91_037-__08-1.pdf.

Caso tenha mais alguma dúvida, desponha.

Anónimo

ola, tenho um problema com uma cor, cor essa que foi feita sem codigo, só através de misturas sem mediada. e agora tive um problema com humidade e saiu parte da tinta, será possivél obter o mesmo tom através de uma imagem (tampa da caixa da luz). ou terei que pintar tudo de novo, visto ser só um remendo que tenho para fazer? e já agora se for possivel onde poderei fazer isso?
eu moro no montijo
Fernando Marçal

Unknown

Resposta a Fernando Marçal;

Caro leitor, infelizmente não tenho boas notícias para si.

Retoques na pintura, foram sempre um grande problema, pois não é fácil de se fazerem, mesmo por profissionais e mesmo que tenham um resto da tinta com que se pintou a casa.

Veja que a tinta que está nas paredes, altera a cor com o tempo e mesmo que tenha um resto na lata, a cor vai estar diferente e por isso vai-se notar o retoque.

Como no seu caso nem sequer sabe a cor (código) é praticamente impossível de se fazer igual, e digo quase porque na realidade é possível fazer uma cor a partir de uma amostra, mas tem que ser num laboratório de uma fábrica de tintas, é um processo que leva bastante tempo e por isso muito caro, quando e se o quiserem fazer.

Normalmente isto é possível e já tem sido feito, mas para um grande cliente, não para um consumidor final que quer uma lata de tinta.
Por isso só lhe restam duas hipóteses, uma é retocar com uma cor o mais parecida possível, mas vai-se nota sempre, e a outra é repintar a sala toda, ou pelo menos a parede onde tem que fazer os retoques.

Espero tê-lo esclarecido.

Tintas e Pintura

Anónimo

Bom dia,
No quarto do meu filho tenho uma faixa decorativa com 10cm de altura em toda a volta do quarto, o quarto está pintado com tinta CIN “VINYLSOFT 0707 Branco Marfim”, e queria tirar a faixa decorativa não não consigo, porque vem agarrado ao autocolante tinta da parede. Por isso queria pintar a faixa da mesma cor da parede (que tenho ainda tinta em casa da mesma cor e referência. Posso pintar por cima, não terei problemas com o tempo de a faixa ir decsolando, porque ao colocar a tinta o papel vai ficar meio humido. E queria fazer uma pintura com um pincel que ficasse a pintura lisinha sem risco do pincel, que pincel usar?
Cumprimentos

Unknown

Resposta a Anónimo;

Uma vez que quando tenta tirar a faixa, a tinta vem agarrada, é sinal de que a faixa está bem colada e por isso poderá pintar por cima. No entanto aconselho a fazer uma experiência numa zona mais escondida, por exemplo atrás da cabeceira da cama ou da secretária, etc, e ver como fica.
Depois de pintar, é natural que se vá notar alguma saliência na zona da faixa, pois ela está colada por cima da pintura da parede e só por si já está saliente em relação à mesma, com a pintura que irá fazer sobre a faixa os níveis serão diferentes, e por isso a saliência natural que se irá notar.
Pode pintar como uma trincha normal, não muito grossa, mas também não muito fina, pois quanto mais fina, mais difícil será pintar de uma forma uniforme, como não sei qual a largura da faixa não lhe posso dizer exactamente o tamanho, mas compre uma de tamanho médio.
Quando está a aplicar a tinta e esta está húmida, é normal que se note uns veios provocados pelos pelos da trincha, mas ao secar a tinta espalha e fica lisa.

Sempre ao dispor.
Ajudar é sempre um prazer!

Anónimo

Bom dia
Parabéns pelo blog. Muito útil. Uma sugestão: indicar uma tinta para pintar o interior dos microndas.
Obrigado

Unknown

Resposta a Anónimo;

O Microondas, especialmente por dentro, é muito sensível e algo complicado, trabalha com ondas e por isso não se pode colocar dentro dele certos utensílios de cozinha, como é do conhecimento geral, pois isto pode provocar faiscas e até explosões.
Por esta razão, pinta o interior de um microondas não é o mesmo que pintar o interior de um forno tradicional eléctrico ou a gás.
Posto isto, não a aconselho a pintar o interior do seu microondas com nenhuma tinta, sei que existe à venda algumas tintas que dizem ser próprias para o interior deste aparelho, mas sinceramente não me inspiram nenhuma confiança, pois nem se sabe de que marca são, ou são de uma marca que ninguém conhece ou reconhece como sendo de garantia.
Para alem disso, este processo a ser feito deverá ser apenas por técnicos altamente qualificados e não por amadores, pois não são eles que vão comer os cozinhados feitos no seu microondas, ou vão colocar a sua cozinha em risco.
Tenha muito cuidado e não caia na banha da cobra. Se quer mesmo recuperar o seu microondas, vá uma oficina especializada, por exemplo da marca, e veja qual a melhor solução que lhe indicam, pode nem valer a pena, devido ao custo.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Boa tarde,
Pintei uma faixa de papel que tinha na parede com CIN “VINYLSOFT 0707 Branco Marfim”,e pus fita adesiva a 3 mm acima e abaixo da faixa para ver se conseguia disfarçar a altura da fita em relação á parede, e quando fui retirar a fita adesiva na parte que ficou virada para a faixa de papel nalguns sitios ficou com um risquinho de tinta mais alto. Como é que posso tirar esses riscos para ficar tudo uniforme em relação á parede. Posso passar uma lixa fininha sobre os riscos ou irá tirar brilha e a notar-se os riscos da lixa?
Outro problema foi ao arrancar a fita adesiva de papel que coloquei para ficar direitinha a risca ao arrancar nalguns sitios saiu uns bocadinhos de tinta, poderei pintar com um pincel pequenino esses sitios que fica bem?
Outro problema foi quando arranquei a fita adesiva nalguns sitios ficaram bocados de cola (riscos), como poderei tirar.

Cumprimentos
Nelson

Unknown

Resposta a Nelson;

Tem aqui vários problemas para resolver e terá que ir por partes;

1ª Questão - Caso passe lixa vai retirar o brilho e o aspecto aveludado da tinta o que só por si vai ficar ainda mais feio.
2ª Questão - Se der alguns retoques, mesmo com um pincel fininho vai ver que não vai ficar tudo direitinho, é bastante difícil conseguir retocar e ficar com uma linha direita sem defeitos.
3ª Questão - Para retirar a cola terá que humedecer as zonas com uma esponja pouco molhada em água ou álcool, esperar alguns minutos e depois retirar os restos esfregando com um pano seco.

Julgo que a melhor solução para o problema que tem será o seguinte:

1º Lixe os tais risquinhos com uma lixa fina até ficar uniforme com a restante pintura.
2º Limpe muito bem para não ficar restos de tinta ou pó.
3º Cole levemente uma fita em todo o cumprimento a 2 ou 3 mm de distância da última.
4º Com um pincel, pinte as linhas junto da borda da fita em linha recta. Isso vai garantir que as bordas da fita ficam seladas e evita alastramento da cor.
5º Pinte o resto da zona com a mesma tinta, com uma ou duas demãos conforme o necessário, julgo que uma demão será suficiente devido a ser uma tinta de boa qualidade.
6º Retire a fita com a tinta ainda um pouco húmida, para que não volte a acontecer o mesmo. Se esperar que a tinta seque completamente corre o risco da tinta vir agarrada à fita quando a descolar.
7º Se voltar a ficar cola, faça o anteriormente indicado.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Boa tarde,
Agradeço a ajuda prestada perante as situações colocadas.
Fiz o que me disse, passei com um bocado de algodão em alcool no sitio onde tinha a cola (que tinha ficado das tiras adesivas de papel) e parace que ficou pior, ficou a notar-se por onde passei o alcool, isto é parece que ficou manchada. Passado algum tempo passei depois com pano humido por cima, quanquanto está humida a parede parace estar bem mas desaparece o humido e fica a notar-se o que se fez com o alcool.
Outra situação, posso passar um pano humido com detergente nas paredes do quarto? è o quarto do meu filho e tem muitas dedadas que já passei pano humido, até alccol experimentei (depois de me dizer que podia passar na parede anteriormente) e não sai as dedadas. Posso passar oi pano humido com detergente pelas paredes todas do quarto?

Cumprimentos
Nelson

Unknown

Resposta a Nelson;

Dar-lhe uma solução ser ver no local o problema é um pouco difícil, por vezes temos que ir tentando várias soluções até que uma resulte.
Pode humedecer a cola e depois tirá-la com uma espátula ou mesmo com a ajuda de uma unha, mas também não garanto que após tirar a cola não se vá notar na zona onde interviu. Caso isso aconteça o melhor é voltar a pintar toda essa área, porque mesmo dando retoques pode-se ficar a notar.
Em relação às paredes do quarto do seu filho, pode realmente lavá-las com uma solução de água e detergente não abrasivo, ou uma solução de água e lixívia, muito usado por exemplo para lavar zonas com bolores causados pela humidade.
Claro que se a tinta com que está pintado o quarto for de má qualidade, após a lavagem, as paredes podem ficar com algumas manchas, por isso não esfregue com muita força e lave de uma forma uniforme.
Também o aconselho a experimentar primeiro numa zona mais escondida, por detrás da cama ou cómoda, etc.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

A tinta que uso é da CIN a “VINYLSOFT 0707 Branco Marfim", dizem que é uma tinta muito boa, mas se passar um pano humido nela, esfregando mais um bocado do que o normal (se por ventura tiver um risco de lapis ou caneta) nota-se sempre a marca da limpeza, parece que fica logo sem brilho.
Mas posso juntar á água lixivia (qualquer uma, ou existe alguma melhor para paredes) e é só passar o pano como se fosse para tirar o pó, assim não vai riscar nada.
Cumprimentos
Nelson

Unknown

Resposta ao Nelson;

A tinta que está a usar é de boa qualidade, mas apesar de dizerem que é resistente à lavagem e à esfrega, o que é verdade em determinadas condições, a verdade é que quando se lava ou esfrega-se para tirar os tais riscos mais marcados, nota-se a zona onde se efectuou a esfrega, isto acontece com quase todas as tintas plásticas e nota-se quando a tinta tem cor.

A solução não é simples e mesmo que tenha um resto da tinta com que pintou a parede e fizer retoques, é normal que se note alguma diferença, pois a tinta que está na parede vai alterando com o tempo.
Por esta razão existe outro tipo de tinta diferente, como é o caso do esmalte aquoso, que esse sim é bastante mais resistente à lavagem, mas este normalmente só é utilizado em situações onde pode haver muito desgaste das paredes, por exemplo em escolas, hospitais, etc.

Pode usar uma lixívia normal, e dilua-a mais ou menos conforme a sujidade que tem a parede. Em casos extremos de muito sujo ou muitos pontos negros dos fungos (casas de banho), pode passar na forma pura, sem diluição.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Ola muito legal o blog, tenho uma duvida se poderem me ajudar. Tenho na minha casa 4 portas internas de madeira (pinho) envernizadas em tom de mogno, gostaria de clarear elas para o tom de canela, me informaram que teria que lixar toda ela e aplicar verniz tingidor canela, mas tambem existe o polistem canela, qual seria o produto mais indicado no meu caso? E ficaria realmente em tom mais claro? Agradeço Patricia

Unknown

Olá Patrícia;

Realmente terá que lixar as portas para tirar o verniz que está aplicado, este é que está a dar cor ás portas, pois o pinho é claro, depois de lixar a porta esta deve voltar à sua cor natural.
Após isso é aplicar o esquema normal para envernizar ou pintar as portas, na cor que gostar mais, a escolha é sua.
Vá a uma boa loja de tintas e veja as alternativas que eles tem em produtos e cores e então escolha o que mais lhe agradar.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Unknown

Olá,
Em primeiro lugar, parabéns pelo vosso blog.
sou o Rui e gostaria de saber se conhecem alguma solução de tinta/pintura com acabamento SOFT-TOUCH, num tom mate e resistente, ou seja, que não se risque facilmente.
Se existe me Portugal, gostaria de saber onde posso comprar e como poderei aplicar.
A ideia é pintar algumas peças de decoração feitas em fibra de vidro.
Cumprimentos.
Rui Costa

Anónimo

Boa tarde,
Tenho a minha casa pintada nas paredes com tinta da CIN Vinylsoft, agora queria pintar a parede por trás da cama (cabeceira da cama) de uma cor mais escura, um castanho escuro (pois os móveis são escuros com nós, tipo cerejeira escura) e queria diferenciar a parede de trás com castanho escuro, seria possível dizer-me qual a refª da cor castanha escuro e brilhate (e fotografia da tinta em causa, endereço para ir ver a tinta), estive a ver uma Onyx (é castanha? ou não).
OU se houver outras tintas da CIN em tons de castanho mais bonitas que as da Vinylsoft agradecia que dissesse quais, se não for muito incómodo).
Cumprimentos
Nelson

Unknown

Resposta a Nelson;

Obrigado pela questão.
Pode ver os catálogos de cores Cin aqui no blog; http://tintasepintura.blogspot.pt/2010/06/catalogos.html e aí ver as cores que eles têm assim como imagem e código, também pode escolher uma cor NCS e pedir para fazer a tinta nessa cor, pode ver o catálogo aqui; http://www.tintasepintura.pt/CoresNCS/NCScolors.html

Sempre ao dispor
Carlos Santana
Tintas e Pintura

Unknown

Olá,

Gostaria de saber se as tintas RAL são aplicadas em vidros?

Isabela

Unknown

Resposta;

Obrigado pela questão.

Não existem tintas RAL. RAL é um catálogo de cores e qualquer marca pode fazer as cores deste catálogo para além de muitas outras.
Para pintar vidro terá que aplicar um primário promotor de aderência como por exemplo; Classidur da Robbialac, AquaPrimer da Cin ou TT da Sotinco, e depois pintar com uma tinta de esmalte indicada.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Bom dia,

estou a restaurar uma secretária de madeira.Lixei-a e de seguida apliquei primário universal classidur.. gostaria de saber se é necessário lixá-la de novo antes de aplicar a tinta final.
Obrigada.

ines

Bom dia,

estou a restaurar uma secretária. Lixei-a e de seguida apliquei primário universal classidur. Gostaria de saber se é necessário lixá-la novamente antes de aplicar a tinta final.

Obrigada

Unknown

Resposta à Inês;

Obrigado pela sua questão.

Apesar de com este produto não ser obrigatório uma lixagem antes de aplicar a tinta de acabamento, se o fizer, com uma lixa fina e passagem suave vai melhor a aderência da tinta.

Para mais informações consulte a ficha técnica do produto, no seguinte link;
http://www.robbialac.pt/folder/produto/itc/560_098-0001___08-1.pdf

empre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Rufon

Bom dia;

Agradeço desde já quem me possa esclarecer qual a tinta indicada para pintar o interior de forno que atinge uma temperatura de 250ºC.

Unknown

Resposta a Rufon;

Pode encontrar o que precisa aqui;

http://www.aki.pt/tintas-e-drogaria/tinta-e-esmaltes-decorativos/tinta-interior-especial/tinta-altas-temperaturas/SprayColorworks-P13601.aspx#.VD0zhvldV8E

http://www.lojadaslareiras.pt/show.php?id=93

http://atwoo.pt/alta-temperatura/309-spray-alta-temperatura-antracite.html

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Unknown

Olá posso misturar tinta rosa mate com branco para ficar um rosa mais claro?

Unknown

Pode misturar as tintas caso estas sejam idênticas, tenham a mesma base, ou seja, plástica com plástica, aquosa com aquosa, acrílica com acrílica, etc.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Novo Comentário em Tintas e Pintura

Leia Antes de Comentar:

  • Os comentários deste blogue são todos moderados;
  • Escreva apenas sobre o tema deste artigo;
  • Ofensas pessoais ou spam não serão aceites;
  • Não fazemos parcerias por meio de comentários;
  • Faça comentários relevantes;
  • Para entrar em contacto, também poderá usar o nosso formulário de contacto;
  • Obrigado pela sua visita e volte sempre.
  • ATENÇÃO
  • NÃO RESPONDO A COMENTÁRIOS ANÓNIMOS, COLOQUE SEMPRE O SEU NOME!