Proteger e Cuidar de Madeiras
A madeira teve desde sempre um papel importante nas nossas vidas, no interior ou no exterior das nossas casas. A sua força, beleza e adaptabilidade torna-a o material ideal para todos os tipos de utilização num ambiente.

Na sua centena de variedades, ela é tão forte e versátil como decorativa. Existem poucas construções que não contenham madeira: casas, mobílias, ferramentas, veículos, barcos, instrumentos musicais, cercas, etc.

Mas a madeira é também vulnerável ao ataque da humidade, de plantas e de animais. Podridão seca e húmida, térmitas, caruncho, etc., as ameaças são diferentes em diferentes climas, mas os resultados do ataque são semelhantes.

É importante cuidar das madeiras, não apenas salientando a sua beleza natural, mas também protegendo-a e preservando-a.

Clique no botão abaixo para ler o resto do artigo.


Aqui


119 comentários sobre:

"Proteger e Cuidar de Madeiras"

Anónimo

Ola, Bom Dia!
Tenho uma cerquinha no meu quintal, é de madeira e fica no tempo ( chuva e sol) qual é a melhor pintura?? Ela já esta pintada com uma tinha oleo branca, mas esta ficando preta e não consigo limpar.
Agradeço desde já

Tintas e Pintura

Resposta:
Olá, Em relação à sua pergunta a melhor pintura para uma cerca exterior é mesmo a tinta de oleo ou esmalte, é a que resiste melhor ao tempo.
O trabalho mais profissional é;
Limpar o máximo possível a tinta que está aplicada, decapá-la com um produto apropriado, depois da madeira toda limpa e livre da tinta velha, deve aplicar um Imunizador anti-caruncho e acabar com uma tinta de oleo.
A maneira mais simples;
Limpe o musgo, algas e fungos com uma solução de lixívia, raspe as partes mais difíceis, deixe secar, passe uma lixa fina sobre a tinta que já existe e acabe com uma pintura de tinta de oleo.
Boa pintura.

Anónimo

Olá,
Tenho uma janela de madeira e ela está muito difícil de subir e/ou descer, acho que é por causa da pintura que foi feita há algum tempo. Existe algum produto que eu possa usar para resolver este problema?
Grato e no aguardo.

Tintas e Pintura

Respsta:
Penso qe o facto da janela nao subir e descer deve-se à madeira ter inchado com a água, talvez da chuva.
Se for o caso, deve em primeiro lugar localizar as zonas que estão inchadas e raspa-las com uma lima ou lixa grossa, no fim deve repintar com um camada de tinta fina.
Espero ter ajudado.

Tintas e Pintura

Resposta a Paulo;

Pela sua questão julgo que tem o rodapé pintado com tinta de esmalte, se assim é pode descascar a tinta com pistola de ar quente, embora a solução de decampante também ser viável mas menos prática, as duas soluções podem ser usadas mas se dispoe de pistola de ar quente então utilize-a neste trabalho.
Espero ter ajudado.

Anónimo

Olá,
Pretendo pintar portas e rodapés. Para tal preferia usar um esmalte de base aquosa, em detrimento de um esmalte de base sintética, pois julgo ser muito mais fácil de aplicar e de limpar. Foi-me dito, no entanto, que o esmalte sintético é preferível por apresentar mais resistência a riscos. O objectivo aqui é obter a melhor relação acabamento/esforço.

1. Vale a pena apostar no esmalte aquoso, ou daí a uns tempos o aspecto torna-se desagradável?

2. As portas têm verniz. É necessário remover o verniz na totalidade, ou uma pequena lixadela é suficiente? É conveniente usar primário em cima do verniz que ainda permanece após uma ligeira lixadela?

Muito obrigado,
João

Tintas e Pintura

Olá João

Obrigado pela sua questão.
Em relação à qualidade dos esmaltes, posso dizer que existe vários no mercado, uns melhores que outros, deve comprar um de uma boa marca tanto seja de base aquosa ou sintético, pessa ajuda numa loja especializada.
Em relação à aplicação, o de base aquosa talvez seja um pouco mais fácil de aplicar embora o esmalte sintético também não seja muito difícil, apenas tem que ter atenção em relação à percentagem de diluição com o respectivo diluente, em relação à durabilidade, tudo depende do uso/desgaste que tiver a superfície onde for aplicada, mas à partida o de base sintético será um pouco mais resistente.
Sim, deve retirar todo o verniz existente, pode ser com lixa, use uma lixa fina, mas tem que ser bem lixado para que depois o esmalte possa ter uma boa aderência, se quiser antes de aplicar o esmalte pode aplicar uma demão de subcapa, sempre ajuda a regularizar o substracto e a melhorar a aderência do esmalte.
Não se esqueça que existe esmalte mate, semi-brilho e brilhante alêm do casca d`ovo, escolha o que melhor se adapte ao seu gosto e à restante decoração que tem em casa.
Espero ter ajudado.

Anónimo

Ola, tenho um banheiro com uma janela de madeira, que fica dentro da area do box, ou seja, vai molhar um pouco, toda vez qdo alguem tomar banho. Qual q melhor forma de protege-la? Tinta, verniz ou outro produto? Obrigada. Camila.

Anónimo

BOM DIA ! TENHO TABEIRAS(PINHO ) PARA SER TRATADAS FICARAM PRETAS ,TEM ALGUM PRODUTO QUE POSSO PASSAR PARA LIMPALAS REJUVENECENDO A MADEIRA NOVAMENE OU SO NA LIXA MESMA E QUAL A MELHOR OPÇÃO EM TERMO DE DURABILIDADE PARA ESTE SEVIÇO EXTERNO DEVO PASSAR O POLISTEN DEPOIS POSSO OPTAR POR VERNIZ OU TINTA ESMALTE QUAL TEM MAIOR DURABILIDADE

GRATO CARLOS SOUTO

Tintas e Pintura

Resposta a anónimo.

Primeiro não percebi muito bem porque as tabeiras ficaram pretas. Se foram pintadas tem que as lixar muito bem até sair a tinta toda, se estão sujas pode as limpar.
Depois aplique um produto de protecção tipo Imunizador incolor e acabe com a tinta final ou verniz.
Em relação à que tem maior durabilidade, primeiro é preciso saber onde estas madeiras vão estar expostas e então dicidir qual o produto a usar em função disso, por exemplo junto ao mar é difente do que numa zona interior e por isso sem a agressividade marítima.
Há produtos próprios para madeiras junto ao mar.
Agora verniz ou esmalte? Tanto faz desde que seja o produto indicado e bem aplicado, ambos tem uma boa durabilidade.
Espero ter ajudado.
Volte Sempre.

Anónimo

Boa tarde!
Tenho uma piscina exterior em madeira que já terá cerca de 5/6 anos. Não sei que tipo de madeira é e, em relação a tratamentos, só no ano passado lhe dei uma demão com óleo de linhaça e a madeira pareceu ‘reagir’ bem durante o ano. Mas este ano noto que a madeira está com uma cor muito ‘baça’, com um aspecto ‘velho’ e noto ‘bolor’ nos nós e algum ‘verdete’.
Acho que tenho que fazer alguma coisa.
Podiam ajudar-me?
Obrigado

Tintas e Pintura

Resposta a anónimo.

Não é fácil poder fazer um aconselhamento da situação sem ver no local, no entanto e percebendo que se trata da madeira que está no exterior da piscina e não a que está dentro de água, penso que poderá fazer o seguinte;

1º - Lixar muito bem toda a área a tratar.
2º Aplicar um Cuprinol Estrados de Madeira da Robbialac em 2 ou 3 demãos.
Ver mais sobre o produto em; http://www.robbialac.pt/folder/catalogo/ficheiro/7_catalogomadeiras.pdf.

No entanto deve ir a uma loja Robbialac e pedir mais informações sobre este produto.

Espero ter ajudado.

Anónimo

Muito obrigado. Vou seguir os seus conselhos!

Anónimo

Olá, tenho um rancho de alvenaria mas as colunas(pilares) são de madeira, e percebi que não tem mais proteção de tinta e verniz. Oque devo fazer e quais pordutos mais recomendados?
obs.: os pilares me parecem ser de eucalipto

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo

Se ler com atenção o post acima vai ver que encontra aí a solução para o seu caso.

No entanto posso dar-lhe algumas dicas;
1º Lixe muito bem toda a área
2º Limpe toda a área
3º Aplicar um tapa poros(Interior) ou um Cuprinol adequado(Robbialac)conforme indicação ficha técnica do produto.
4º Finalizar com verniz adequado, conforme indicação ficha técnica do produto.
E pronto terá as suas madeiras tratadas.
Vá a uma loja Robbialac, Cin ou Dyrup e encontrará os produtos ideais para o seu caso.

Anónimo

olá
sou uma adolescente , que gosta muito de bricolage, e queria remodelar o meu quarto todo mas queria pintar 2 estantes e uma delas está envernizada. existe alguma tinta que consiga pintar por cima , que tipo, e se dura muito tempo?

obrigado

Anónimo

Olá,tento encontrar um produto de excelentes propriedades para aplicar sobre madeira criando boas patines XILOPRENE
uma espécie de verniz espesso de secagem lenta e de coloração translucida possivel de misturar as diferentes cores entre si, pelo que sei existia no mercado á cerca de 15 anos e as superficies onde foi aplicado ainda continuam em boas condições, agradeço uma possivel ajuda ou sugestão para um outro produto semelhante.
Obrigado e parabéns pelo blog.

Anónimo

Olá,

Pintei recentemente uma escrivaninha utilizando tinta à base d`água para fazer o fundo e esmalte sintético para a última camada pela técnica de pátina, só que tenho notado que quando escrevo com a folha diretamente sobre a superficie da escrivaninha, a mesma tem ficado marcada. Tem algum produto que eu possa aplicar sobre a pintura para reforçar a mesma, evitando que fique marcada ou até mesmo, que dê maior durabilidade a pintura?

Grato,

Vinícius.

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo
Caro visitante;

Muito obrigado pelo seu contacto assim com o a visita que efetuou ao meu blogue.
Em relação à sua pergunta não tenho nenhuma solução para o seu problema, com o esquema que aplicou não vejo nenhuma solução.
Só se retirar tudo o que aplicou e voltar a pintar com uma tinta de esmalte ou envernizar.

Melhores cumprimentos
Tintas e Pintura

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo
Caro visitante;

Para pintar madeira que está envernizada, primeiro tem que tirar o verniz e depois é que pode pintar com uma tinta de acabamento.
Faça o seguinte;
1º - Lixe toda a área com uma lixa fina, até tirar toda a camada de verniz.
2º - Retire todo o pó e limpe muito bem a área.
3º - Pinte com uma tinta de esmalte de base aquosa ou uma tinta plástica (tinta de água).

Melhores cumprimentos
Tintas e Pintura

Anónimo

Bom Dia
Coloquei o soalho de casa em pinho, á 5 anos, e apliquei-lhe anti-caruncho e envernizei-o.
Será necessário aplicar novamente anti-caruncho,(prevenção) pois já passaram 5 anos e do caruncho para já, nem vê-lo, e como posso aplicá-lo por cima do verniz?....ou só o aplico daqui a mais uns anos, e tenho de retirar o verniz velho aplicar novamente anti-caruncho e aplicar um novo verniz?
É que me "assustaram" que em cada 5 anos tenho de aplicar anti-caruncho para prevenção..!!!
Obrigado
Rui Oliveira.

Tintas e Pintura

Resposta a Rui Oliveira

Se o soalho está em boas condições deixe estar como está.
Para aplicar um produto anti-caruncho, terá que retirar o verniz que está aplicado, pois caso contrário o verniz faz de barreira e o produto anti-caruncho não entra na madeira.
Não precisa de o fazer de 5 em 5 anos, isso depende das condições e do local onde a madeira se encontra.
Cumprimentos

Anónimo

Boa tarde,

Eu mandei cortar uns toros de uma árvore que teve de ser abatida porque quero pôr num canto do pomar, fazendo mesa e banquinhos.
Como devo tratar essa madeira? Disseram-me para pôr um tapa-poros mas afinal parece que não é o mais recomendável? A casa fica em Felgueiras, a 500m mais ou menos de altitude. Vão ficar no chão e não pensava retirar durante o Inverno (demasiado pesado...). Será possível?

Obrigada!
Cumprimentos,

Cristiane carvalho

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo;

Deve tratar a madeira para que esta não se estrague, para isso deve aplicar um produto tipo Cuprinol da Robbialac e depois acabar com um verniz transparente, veja esta ficha técnica; http://www.robbialac.pt/folder/produto/itc/83_030-0012_030-0015__08-1.pdf,
ou vá a uma boa loja de tintas, de preferência de marca, que estes vão vender-lhe a melhor combinação de produtos para o seu caso.

Cumprimentos
Tintas e Pintura

cinthia

Bom Dia!
comprei alguns batentes e apliquei Polisten (como a vendedora me orientou) mas agora li em um site de que o polisten deve ser aplicado depois de se lixar.. isso confere?? se for exatamente assim como devo proceder??grata cinthia

Tintas e Pintura

Olá Cinthia;
O Polisten é um impregnante para madeira, que protege de fungos e insetos, além de ser hidrorrepelente e ter filtro solar. Indicado para qualquer ambiente, ele penetra da madeira sem formar filme, dando maior proteção e durabilidade. Sua aplicação é fácil e deve ser feita somente com pincel e não precisa lixar. O lixamento não vai alterar em nada o efeito do produto, uma vz que ele é um impregnante.
Espero ter ajudado.

cinthia

obrigada e parabens pelo blog

Anónimo

Olá,
tanho umas portas de contadores de água dentro do meu prédio em cor de mogno e com verniz.
Gostava de aplicar 1ª demão ou mais de verniz, o que devo fazer? Obrigado

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo
Se leres o artigo acima terás a resposta, mas basicamente será;

1) Lavar a superfície com água e detergente. Deixar secar a madeira;

2) Lixar suavemente para se conseguir uma adequada aderência do verniz ou do protector;

3)Eliminar a poeira com um pincel ou escova;

4) Aplicação à trincha, rolo (para superfícies extensas) ou pistola, duas ou três demãos de verniz ou velatura, sempre respeitando os intervalos de secagem;

Espero ter ajudado.

Anónimo

Boa tarde, parabems pelo seu blog. Gostaria de pedir umas dicas, eu pretendo fabricar um cuba de madeira e uma banheira de madeira p/ meu banheiro (gosto de criar coisas de madeira) que tipo de tratamento devo fazer? pois a madeira vai receber agua direto. Acho que vou trabalhar com teka ou lyptus (tenho umas pranchas de marfum e de imbua tambem) que madeira seria melhor? teria tratamento diferenciado para cada tipo de madeira? Eu gostaria se possivel que a madeira continuase com a mesma aparencia natural... Se puder me ajudar fico muito agradecido.
Obrigado Antonio

Anónimo

Boa noite,

Qual o melhor produto para fazer a conservação de um deck num terraço, com total exposição ao sol e à chuva?

Fernando Oliveira
ferol@netcabo.pt

Unknown

Resposta a Fernando Oliveira;

Existem vários produtos para o fim de que me fala, no entanto penso que a linha de produtos Bondex serão dos melhores para esse efeito.
Veja a seguinte ficha técnica; http://www.dyrup.pt/~/media/PT/PT_Technical%20Data%20Sheet/4430%20Bdx%20Deck.ashx e a página na internet; http://www.dyrup.pt/diy/produtos/lista%20de%20produtos/4430%20-%20bondex%20deck.aspx, depois é só seguir os passos indicados.

Espero ter ajudado.

Tintas e Pintura

Anónimo

Prezado Senhor,
estou a realizar uma pintura interna de uma estrutura de madeira de um telhado de aproximadamente 40 anos. As minhas duvidas são:
- O que devo proceder a limpeza, com agua e sabao ou somente uma lixada suave?
- Para nao remover as telhas o que devo passar para proteger as vigas que sustentam as telhas, pois ali sera de dificil acesso e as mesmas devem por ter contato com a telha umida qdo chove.
- Apos estes passos acima qual sera o melhor produto (verniz) para aplicar?
Desde ja agradeço a sua atençao. Meu nome e Aldo abç

Unknown

Resposta a Aldo;

O tratamento que deve fazer é o seguinte:
1º lave bem, com água e detergente, toda a área a ser tratada se tiver gordura.
2º para repinturas lixe com uma lixa 360 ou 400, toda a área a ser tratada, para madeira nova use lixa 180 ou 240.
3º como penso que esteja no Brasil, aplique um produto tipo o Stain Impregnante da Suvinil, veja o seguinte filme; http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cIPbmw1f8kU#!

Sempre ao dispor.
Ajudar é sempre um prazer!

Anónimo

BOA TARDE

tenho cinco portas pintadas com tinta casca de ovo em que a pintura se encontra em muito mau estado.
Neste fim de semana em tres portas utilizei decapante para madeira , saiu muita tinta , mas não saiu toda , como todo esse trabalho é muito moroso e dificil agradecia se posso utilizar uma lixadora electrica, e depois pintar.

Obrigada

São

Unknown

Resposta a São;

Obrigado pelo seu contacto. A resposta à sua pergunta é, sim, pode lixar toda a área com uma lixadora eléctrica, mas com uma lixa fina, para não arranhar em demasiado a madeira.
Depois é seguir os passos normais.
Aplicar uma subcapa e depois a tinta de esmalte de acabamento. Siga os conselhos que vem nas embalagens dos produtos, em relação a diluições, tempos de secagem, etc.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Pedro

Boa noite,

Adquiri uma casa com chão em cerejeira. Estou um pouco preocupado que os moveis danifiquem o chão com marcas. Especialmente o sofá que tem apoios pequenos. qual é a melhor forma de evitar este problema.
Obrigado e parabéns pelo blog.
Pedro

Unknown

Resposta ao Pedro;

Olá Pedro, realmente os pés dos móveis podem riscar o chão de madeira, especialmente os sofás porque têm a tendência de se deslocarem com os movimentos de sentar e levantar.
Para proteger o chão e directamente no chão não pode fazer grande coisa, julgo que a melhor solução será aplicar/colar nos pés dos sofás uns protectores que existem de feltro, há redondos, quadrados e de várias cores, são macios e por isso não vão deixar riscar o chão.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Boa tarde
Tenho uma porta de madeira na entrada da minha residência, exteriormente foi aplicado sub capa e tinta de esmalte Dyrup, no interior para condizer com o visual foi tratada com velatura Bondex, a referida porta está virada para Sul o que lhe dá uma exposição solar anual bastante elevada e também apanha com bastante chuva principalmente quando vem de Sul.
O meu problema é que de 2 em 2 anos tenho que a repintar,começando por lixar,soprar com compressor, limpar com diluente,visto que é uma porta com almofadas verifico que existem contrações e dilatações diferentes o que obriga a "partir" a pintura nas zonas de encaixe,pois bem nestas zonas normalmente ponho um betume(talvez o menos indicado)deixo secar , volto a lixar,soprar,limpar e tinta para cima .
No ano seguinte já mostra necessidade de reparação.
Quanto ao interior aproveito para repintar mas na realidade não mostra necessidade.
Perante esta explanação do meu problema,e face aos vossos alargados
conhecimentos,agradecia orientação para este ano proceder a uma reparação melhor e se possível mais duradoura
Melhores cumprimentos
Pedro Albuquerque

Anónimo

Ola gostaria de uma ajuda, tenho 4 portas internas de madeira (pinho) que estao com verniz no tom mogno, gostaria de clarear essas portas para um tom mais claro tipo canela, se eu passar removedor para tirar esse verniz que esta e lixar bem, e depois aplicar um polistem no tom canela ou um verniz tingidor no tom canela consigo deixar ela mais clara? Qual o melhor produto a usar polistem ou verniz? Agradeço Patricia

Unknown

Olá Pedro Albuquerque;

O que tem feito é bastante correcto, a única coisa que pode fazer, no exterior, é usar uma tinta de esmalte mais resistente ás condições climáticas e também com uma boa elasticidade, tipo Dyrulac ou Dymatt, uma vez que está acostumado a utilizar produtos Dyrup.

Por outro lado e se quiser experimentar outra solução a Hempel é especialista em produtos marítimos e por isso sujeitos a condições extremas, mas também tem produtos para construção civil, pode ser uma opção para si, uma vez que a porta da sua casa está sujeita a condições agrestes, na próxima vez experimentar um esquema desta marca.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer.

Unknown

Olá Patrícia;

Realmente terá que lixar as portas para tirar o verniz que está aplicado, este é que está a dar cor ás portas, pois o pinho é claro, depois de lixar a porta esta deve voltar à sua cor natural.
Após isso é aplicar o esquema normal para envernizar ou pintar as portas, na cor que gostar mais, a escolha é sua.
Vá a uma boa loja de tintas e veja as alternativas que eles tem em produtos e cores e então escolha o que mais lhe agradar.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Márcio rkiszner@gmail.com

Boa noite,..no meu porão não queria passar nem um tipo de verniz por causa do cheiro, existe um tipo de òleo que se possa passar que fique com aspecto de verniz acetinado? Se possível me mande por e-mail a resposta,...obrigado!

Unknown

Resposta a Márcio;

Caro leitor existem óleos para madeira, mas também têm cheiro, em relação a vernizes não é fácil encontrar sem cheiro, mas há. Veja a seguinte ficha técnica de um verniz da Dyrup e analise se lhe interessa.
http://www.dyrup.pt/~/media/PT/PT_Inicio/PT_Produtos/PT_Fichas%20Tecnicas/7035%20-%20Pavidur%20Acetinado%20-%20FT.ashx

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Olá! Tenho uma mesa de madeira que fica na varanda exposta o sol e a chuva e gostaria de saber como faço para limpá-la e conservá-la.

Muito obrigada.

Unknown

Resposta a Anónimo;

Caro leitor a resposta à sua questão está no post acima, é só seguir os conselhos descritos conforme a situação e o estado em que se encontra a mesa.
Nós damos alguns exemplos com produtos Bondex, mas existem no mercado produtos semelhantes de outras marcas, é uma questão de escolher a marca que gostar mais.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Joguei duas prateleiras elaforas e me arrependi. Fui buscá-las novamente e estão tomadas de pontinhos pretos. São fungos? como retirar esses pontinhos?
obrigada
Angela

Unknown

Resposta a Angela;

Penso que se trata de fungos, deve tratar as madeiras antes de voltar a pintar ou envernizar.

- Lixe muito bem toda a madeira.
- Passe um produto de tratamento para madeiras.
- Acabe com uma tinta de esmalte ou verniz.

Estes materiais existem à venda em qualquer boa loja de tintas.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

FC

OLá,

A minha cadela quando estava em idade de cachorra, roeu os cantos dos rodapés e arranhou as portas de casa!

Estava a pensar pintar tudo de branco. Que material deverei comprar e como deverei aplicá-lo?

Existirá outra solução para além de pintar?

Já agora e pedidndo desculpa pelo abuso, sabendo que não é esta a área correcta, mas aproveitando a boleia, tenho também o vidro fosco das portas arranhado. Fará ideia de como o poderei reparar?

Antecidipadamente grato e um Abraço!

Unknown

Olá FC;

As opções que tem são, pintar ou envernizar os rodapés da sua casa.
Não sei como é que eles estão, se pintados ou envernizados. Se estão pintados é mais fácil voltar a pintar, se estão envernizados pode fazer uma coisa ou a outra.
Em relação aos cantos ruídos, há pouca coisa que possa fazer, a não ser lixar muito bem até que tudo fique o mais direito possível, depois pode seguir os passos do artigo acima.
Ou seja; Lixar toda a área, fazer as reparações com betume para madeira caso tenha buracos ou ranhuras muito grandes, deixar secar, voltar a lixar, limpar, aplicar produto tratamento da madeira e finalizar com o verniz ou o esmalte.
Em qualquer boa loja de tintas vai encontrar à venda todos os produtos de que vai necessitar.

Em relação ao vidro, penso que só mandando polir num vidraceiro.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Boa Noite, Pintei a tabeira e o forrinho da minha casa de verniz mogno, fomos até a casa de tintas e no mostruario estava uma cor clara, porém quando o pintor passou ficou muito escuro. Não gostamos, gostaria de saber se tem a possibilidade de remover este verniz escuro da tabeira e do forrinho para voltar a cor natural e depois apenas passar o verniz incolor?

Muito Grata pela atenção, Abraço.

Unknown

Resposta;

Para tirar o verniz mogno que foi aplicado, terá que lixar toda a madeira até ela voltar à cor natural.
Lixe toda a área com uma lixa de grão fino, para não arranhar demasiado a madeira.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura

erevelton fernandes

boa noite gostaria de saber como eu posso pinta uma casa antiga que por dentro ela tem muitas figas de madeiras pintadas de vernize.

Pedro César

Boa tarde

Tenho um soalho de madeira ja antigo mas que apareceram vários focos de de bichos da madeira.

Ele foi tratado a uns 16 anos mas voltou a aparecer os bichos da madeira.
O soalho encontra-se envernizado , mas ja conta com alguns buracos, e a parte inferior do mesmo tambem.

Tenho visto soluções que variam entre o petróleo com óleo automóvel , petróleo com um produto anti- caruncho , petróleo com azeite (??) , e alguns produtos de marcas comerciais, e ate empresas especializadas na irridicação destes bicho mas que só dão garantia ate 3 ou 6 anos.

Gostaria de saber se alguém já testou alguma destas formular e que tenha realmente funcionado , já agora abusando como fazer o tratamento.



Obrigado

Pedro Santos

Unknown

Resposta a Pedro Santos;

Para saber mais sobre este problema leia o artigo que publiquei no seguinte link;
http://tintasepintura.blogspot.pt/2012/06/caruncho-prevencao-e-tratamento.html, ou pesquise em Categorias por Caruncho.

Sempre ao dispor
Carlos Santana

Anónimo

OLÁ! VOU DEMOLIR MINHA CASA E NELA TENHO UM FORRO (NA PARTE INTERNA DA CASA)DE MOGNO QUE NÃO RECEBE NEM UM TIPO DE TRATAMENTO A PELO MENOS 15 ANOS. QUERO PODER RETIRÁ-LO EM PERFEITO ESTADO PARA UTILIZÁ-LO COMO FORRO DA CASA NOVA, O QUE DEVO FAZER, COMO DEVO PREPARAR ESSA MADEIRA PARA SER RETIRADA SEM NENHUM DANO (DEVO USAR VERNIZ OU EXISTE UM OUTRO TIPO DE MATERIAL QUE HIDRATE A MADEIRA QUE DEVE ESTAR BEM RESSECADA?)? MUITO OBRIGADA DESDE JÁ. GABRIELA

Unknown

Resposta a Gabriela;

Tirando o tratamento normal que se dá às madeiras para porotege-las e conservá-las conforme acima refiro, não conheço nenhum outro para o fim a que me pergunta.
Aconselho-a a ir a uma loja/armazém especialista em madeiras e perguntar se sabem ou têm algum produto para esse fim.

Sempre ao dispor.
Carlos Santana

Marco Aurelio

bom dia comprei janelas e portas em madeira de angelin, que produto devo passar nelas antes de coloca-las? e para portas internas, devo so pintar? qual a melhor tinta? obrigado pela atençao.

Unknown

Resposta a Marco;

Depende de como está a madeira dessas portas e janelas.
se a madeira já vem tratada, envernizada ou pintada, não precisa fazer nada, se a madeira ainda vem em cru então tem que fazer o tratamento normal, como uma madeira normal e conforme explico no artigo acima.

Sempre ao dispor.
Carlos Santana

Teosbourne

Boa tarde...
Acabei de colocar uma porta em minha cozinha. É do tipo madeira ripada. Porem me aconselharam a ter bastante cuidado com agua, pois poderá causar apodrecimento da mesma. Ainda tenho que lixar e envernizar, mas será que preciso aplicar algum outro produto antes do vernizpara poder ter mais resistencia a agua?

Muito obrigado

Teo

Unknown

Resposta a Teosbourne;

A maioria das madeira em contacto com a água terá alterações e poderá apodrecer, claro que se estiver envernizada sempre terá alguma protecção, mas nunca é suficiente para a proteger completamente, aliás nenhum produto protege completamente as madeiras contra a ação da água.

O que poderá fazer é aplicar um óleo protector e repelente de água, normalmente usado para a protecção de decks ou então manter a água longe das suas portas.
No Brasil não conheço se existe este tipo de produto e que marca ou marcas o vendem, é uma questão de pesquisar nos sites das principais marcas de tintas aí existentes.

Em relação ao produto que informo para aplicar antes do verniz, “Bondex Tratamento”, este é para protecção das madeiras contra o caruncho fungos e/ou insectos, muito importante para as madeiras mas não serve para a proteger contra a água.

Sempre ao dispor.
Carlos santana

Anónimo

Bom dia, o que você recomenda para pintar forro de cedro mesclado? não foi passado nada ainda. E para deck com a madeira de embira o posso passar? sera que da para encerar? Desde ja agradeço.

Unknown

Resposta a anónomo;

Uma vez que se encontra no Brasil e eu não conheço os produtos que aí se vendem, a melhor solução para si é ir a uma boa loja de tintas e colocar as suas questões.

Obrigado pela visita.

Tintas e Pintura
Carlos Santana

Anónimo

Bom dia, posso passar polistain com a pistola?

Unknown

Resposta a Anónimo;

Pela sua questão julgo tratar-se do seguinte produto; Polisten – Stain Impregnante Premium

Se é o caso pode ver as fichas técnicas desta linha de produtos no seguinte link; http://www.sayerlack.com.br/material-tecnico/

Aí encontra todas as informações que precisa.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura

pedro

Ola . tenho um conjunto de rodapes, portas e aros em madeira mogno,com cor escura. queria tornar mais claras as madeiras para um tom mais claro. o que me aconselha? obrigado

Unknown

Resposta a Pedro;

Se as madeiras são mesmo em mogno escuro, então não pode fazer grande coisa a não ser pintar de uma cor a seu gosto, envernizar de outro tom mais claro não vai resultar.
Se as madeiras são claras, mas apenas foram envernizadas com um verniz de cor mogno escuro, então terá que retirar todo o verniz e fazer como acima explico.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura

Anónimo

Pintei uma cadeira de ferro com tinta spray e notei que havia uma regeição da tinta velha desagregando-se ficando ambas soltas
Pergunto:com evitar?
João Matos

Unknown

Obrigado João pela sua questão;

Isso acontece porque a tinta que está a aplicar é incompatível com a que está na cadeira.
Para não ter este problema pode fazer uma de duas coisas, ou aplica uma tinta que seja compatível ou retira toda a tinta velha, ir até ao metal, aplicar o primário certo e depois a tinta de acabamento.
Pode ver como fazer passo-a-passo aqui no blogue no seguinte link; http://tintasepintura.blogspot.pt/2009/02/pintar-metais.html

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Olá
Tenho o passatempo de pintar caixas de madeira que depois decoro-as com os mais diversos materiais. Tenho alguma dificuldade em que a caixa depois de pintada a tinta fique lisa, sem os riscos do pincel. Não sei o que faço mal. Quando compro a caixa ela vem sem nenhuma preparação. Primeiro lixo (lixa nº 150 ou 180) depois aplico o primário, depois lixo novamente (lixa 250? ou acima de 400?)depois aplico a tinta acrilica depois lixo, pinto uma segunda vez e depois lixo e tenho que aplicar a tinta a terceira vez e lixo mas a tinta fica sempre com os riscos do pincel e a sensação que tenho é que nunca paro de dar tinta pois fica sempre os riscos do pincel e então volto a lixar. Será que estou a lixar mal? Será que estou a usar um pincel (uso um de cerdas macias) que não é o mais adequado? O mesmo acontece com o verniz. Por favor, será que me podia ajudar?
Obrigada Lucilina

Unknown

Olá Lucilia;

Parece que está a fazer tudo bem, por isso o problema deve estar na tinta que usa. este problema pode ser devido a várias situações;
- A tinta é muito espessa e não está a ser devidamente diluida, conforme instruções do fabricante.
- A tinta é de secagem rápida.

Pode aplicar a tinta que está a usar com um rolo pequenino de lacagem (tintas de esmalte e vernizes à venda em qualquer loja de tintas.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Gosto muito do blog e é bastante útil.
Agradeço a sua resposta, vou tentar diluir um pouco a tinta acrilica e comprar o rolinho de lacagem.
Obrigada Lucilina

Anónimo

Viva

desde já felicito-o/a pelo blog!!

estou a restaurar um relogio de parede antigo,tou a reconstrui-lo com madeira de mogno. A minha questão é:para o acabamento verniz ou oleo?

obrigado
Carlos Ferreira

Unknown

Olá Carlos;

Obrigado pelo seu contacto.
Em relação ao que me pergunta, depende de como está a madeira, se está ainda por tratar siga os conselhos acima descritos.

Ao dispor.

Tintas e Pintura
carlos Santana

Hugo

Olá bom dia!

Solicito a vossa ajuda para o esclarecimento das seguintes dúvidas:

Comprei um apartamento à poucos dias e necessito de afagar o chão da minha casa (69m2) em madeira exótica (o mesmo não se apresenta muito danificado, apenas riscado, só numa parte da casa - quarto, é que algumas madeiras levantaram, devido talvez a infiltrações/água) e envernizar 14 portas, mas gostaria de saber qual o tipo/marca de verniz a aplicar.

Aquoso ou Solvente? As opiniões divergem, entendendo uns que os aquosos já têm a mesma facilidade de penetração na madeira dos que os solventes e que não são tão tóxicos/nocivos quanto a estes últimos, entendendo outros que os solventes apesar de darem mais trabalho a aplicar e serem mais caros que os aquosos, são bem melhores, uma vez que são mais resistentes, duram mais, têm outra apresentação ...

Em relação às marcas quais as melhores?(que oferecem uma maior resistência/durabilidade/apresentação).

Agradeço antecipadamente a vossa pronta atenção/resposta às minhas dúvidas.
Cumprimentos.

Unknown

Resposta ao Hugo;

Obrigado pelo seu comentário;

No artigo acima nesta página tem a resposta às sua questões.
Não se esqueça que não pode aplicar no chão o mesmo verniz que pode aplicar nas portas, uma vez que é uma área que vai ser pisada e por isso tem que ser um verniz com grande resistência, por isso este deve ser de base Poliuretano de dois componentes de base aquosa ou solvente.
Pode ler o artigo sobre soalhos no seguinte link; http://tintasepintura.blogspot.pt/2011/04/envernizamento-de-soalhos.html.

Quanto a marcas e produtos existe de tudo, no entanto não gosto de indicar uma marca em especial em detrimento de outra, por isso indico-lhe várias, existem bons e menos bons produtos, e de preços variados, por isso deve comprar um produto/marca reconhecida com provas dadas no mercado, e que o preço seja razoável, principalmente do verniz para o chão, já o verniz para as portas a decisão é mais simples. Note que pode aplicar o verniz que vai aplicar no chão nas portas, mas devido ao preço deste não justifica o investimento.

Alguns vernizes para chão de madeira:
- Durocin - Cin
- Verlacqua - Robbialac
- Polidur - Sotinco
- Pavidur - Dyrup
- Bondex Parquet - Dyrup
- Hempel`s Bearniz Parquet 09350 - Hempel

Sempre ao dispor.

Tintas e Pintura
Carlos Santana

Hugo

Boa tarde, Sr. Carlos Santana,

Reitero os agradecimentos à sua pronta resposta/atenção ao esclarecimento das minhas dúvidas.

Foi sem dúvida de grande utilidade, uma vez que o afagador profissional que me vai fazer o trabalho recomendou-me envernizar o chão e as portas com o mesmo verniz (DUROCIN AQUOSO)!!!Mais referindo que necessitava de 20 litros de tal produto para fazer o trabalho todo...
Assim, vou utilizar outro verniz para envernizar as portas, poupando desta forma dinheiro.

Já agora, tem ideia de qual a quantidade necessária de verniz para o meu chão (69m2)? e para 14 portas?

Agradeço antecipadamente a sua pronta resposta/atenção ao presente assunto.
Cumprimentos.

Luis Manuel

Boa tarde,

Tenho janelas em mogno com 30 anos envernizadas ainda em bom estado com portadas que quero preparar e pintar com esmalte de base aquosa, uma vez que tenho problemas alérgicos, será o mais indicado ? A massa de vidraceiro está em mau estado, que tipos de materiais existem actualmente para substituir essa massa e não deite cheiro?
Também tenho portas interiores em esmalte sintético muito bem conservadas, no entanto quero mudar a cor, qual o esmalte em mate que me aconselha e como devo proceder , tendo em consideração o problema dos cheiros ?
Desde já grato pela atenção.
Obrigado
Luis Manuel

Unknown

Resposta ao Hugo;

O verniz Durocin 1K ou 2K, ou seja de 1 ou 2 componentes, têm um rendimento semelhante +- 10m2/litro, por isso e uma vez que este deve ser aplicado em 3 demãos, terá 207m2 para envernizar, mais as portas, por isso 20lts não é demais, se o aplicador garantir que só gasta os 20 lts, não está mal, mas penso que ele está a pensar dar só 2 demãos. Pode ver o folheto deste produto no seguinte link; http://dl.dropbox.com/u/3883727/TintasPintura/posts/pt/ProdutosFichasTecnicas/ProdFichCin/ficheiros/DurocinWB.pdf.

Se restar verniz do chão e que chegue para as portas, então deve usar este e não gastar mais dinheiro em outro, caso o verniz do chão não chegue para as portas, então compre um mais barato para as portas.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Unknown

Resposta ao Luís Manuel;

Os esmalte aquosos quase que não têm cheiro, por isso terá o seu problema resolvido.
Existem massas de vidraceiro à venda em qualquer boa loja de bricolage, ou então, vá mesmo a um vidraceiro, que este vende-lhe a que for mais indicada para si.
Note que para pintar as portadas deve fazer como explico no artigo desta página, mas como é para lacar então deve usar subcapa antes do esmalte em vez do tapa-poros, todos os produtos existem de base aquosa e devem ser da mesma marca para serem completamente compatíveis entre si.
Para o interior pode aplicar um esmalte mate, já para o exterior não o deve fazer, aqui deve ser brilhante. Em relação à marca, desde que seja de uma marca reconhecida no mercado todas são boas de uma forma geral.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Boa tarde

Tenho um estrado em teka numa varanda e gostaria de saber qual o melhor tratamento para ele. Óleo ou verniz? Ele já foi envernizado uma vez pelo fabricante e agora precisa novamente de tratamento, mas não sei qual o melhor.A varanda está virada a nascente e apanha muito sol.

Obrigada
Ana Maria Silva

Unknown

Resposta à Ana;

Respondendo à sua questão gostaria de lhe dizer que se trata de dois produtos bastante diferentes e de aspecto final diferentes.

O óleo terá as seguintes vantagens em relação ao verniz:

- Tem maior durabilidade e não adquire a aparência “descascado”, como acontece com os vernizes;
- Aumenta a resistência da madeira à acção de humidade, fungos e mofo;
- Ajuda a prevenir as rachas e arranhões na madeira do deck;
- Acompanha os movimentos naturais da madeira sem formar rachas nem descascar;
- Não necessitam de remoção para nova aplicação;

Pode ver as seguintes páginas, para ter uma ideia melhor;
- http://goo.gl/LfaO4
- http://goo.gl/oZUfA
- http://goo.gl/JKt2D

Deve seguir as explicações dos fabricantes para a aplicação do produto que escolher.

Sempre ao dispor.

Carlos santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Boa noite! Gostaria de colocar um tampo de madeira em um balcão da área de churrasqueira, que deverá ficar parcialmente exposto ao sol e eventualmente a chuva. É possível tratar a madeira com uma selagem que permita durabilidade a esta exposição? Se sim, que produtos devo utilizar? A madeira é nova.
Obrigada,

Unknown

Resposta;

Existe opções para esse fim, aqui no blog tem artigos sobre o assunto, também pode ir a uma boa loja de tintas eles vão ajudá-lo a escolher a melhor opção que tiverem à venda. Praticamente todas as marcas tem produtos para madeiras mas aconselho-o a comprar de uma marca de qualidade garantida.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Boa tarde tenho uma mobilia de exterior em acácia maciça, gostaria de a proteger visto que ela nao esta envernizada e temo que de futuro no inverno nao aguente mais um ano de humidade, gostaria de saber por favor que produtos me indica? obrigado

Unknown

Resposta;

Obrigado pela questão.

Existem no mercado muitos produtos para madeiras. Escolha uma marca com qualidade e reconhecida pela sua qualidade no mercado, não gosto por principio indicar marcas, mas no que respeita a madeiras pode pensar nos produtos Bondex, numa loja Dyrup pode encontrar o que precisa.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

natal

Boa tarde! no meu apartamento tem uma parede que é toda de madeira bem conservada, qual cor ficaria legal pintar nas demais paredes

Unknown

Resposta a Natal;

Depende muito do ambiente que deseja criar, os osjectos/estilo que tem em casa. No entanto com a madeira se for escura ficam bem cores claras, brancos, beges, etc.
Veja que as cores são uma coisa muito pessoal e deve pintar com uma cor que goste e se sinta bem, porque é você que vai viver nesse ambiente.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Nuno Rodrigues

Bom dia.

Em primeiro lugar, gostaria de endereçar os parabéns pela qualidade de informação presente no site assim como a vossa disponibilidade à resposta das perguntas colocadas.

Estou de momento a restaurar um móvel antigo em Tola, já desmontei as partes podres e substitui por madeira nova e lavei todo o móvel com água e sabão azul. O passo seguinte que irei fazer passa por lixar todo o móvel. O objectivo final é que o móvel fique em cor de madeira. Tenho algumas dúvidas que gostaria que me esclarecessem caso seja possível:
1 - Antes de envernizar devo aplicar algum produto tapa poros e imunizador tipo cuprinol anti-caruncho? Caso deva fazê-lo, há algum especifico que aconselhem particularmente?
2 - Qual o verniz que devo aplicar, tendo em conta que o objectivo é o móvel ter utilização na sala, para guardar as louças?

Muito obrigado desde já pela ajuda e tempo despendido.

Unknown

Resposta ao Nuno;

A aplicação de tapa poros melhora o aspecto final do envernizamento.
O Uso de um Imunizador deve ser aplicado se houver a possibilidade do móvel vir a ser atacado (por exemplo se pensa que já existem em sua casa, no chão, se for de madeira, nas portas, etc.), se já está ou esteve contaminado por estes insectos.
Aplique finalmente o verniz seguindo sempre as indicações do produto existentes na embalagem ou ficha técnica.
Se estiver a fazer o trabalho dentro de casa aconselho a usar um verniz aquoso pois tem pouco cheiro.
Compre produtos da mesma marca para não ter problemas de incompatibilidade entre eles.
Existem várias marcas no mercado, opte por uma que seja reconhecida no mercado pela qualidade, (Bondex-Dyrup, Movidur-Cin, etc.) não se esqueça que este trabalho não é para andar todos os anos a fazer, por isso vale a pena o investimento num bom produto.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Boa tarde gostaria que me informassem se existe alguma tinta que depois de aplicada tenha a cor da madeira castanho claro e que fique brilhante, desde ja o meu obrigado Carlos

Unknown

Resposta a Carlos almeida;

Não me diz o que é que deseja pintar, no entanto penso que o que procura é uma tinta de esmalte brilhante.
Quanto à cor pode escolher a cor que gostar mais, basta ver o catálogo de cores NCS que é um catálogo universal (pode ver aqui no blogue, no menu superior em Cores > Cores NCS > Catálogo NCS) este catálogo é aceite por todas as marcas de tintas e, quando for comprar a tinta a uma boa loja basta indicar essa cor (código de cor), eles produzem-na no momento.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Unknown

Olá! Adorei suas dicas e gostaria de uma orientação sua.
Tenho um conjunto de mesa com cadeiras na minha varanda (recebe sol da tarde e chuva quando venta)cujo verniz praticamente já saiu. Gostaria de pintar tudo de branco. O que devo fazer? Existe alguma tinta adequada uma vez que o sol castiga. Obrigada. Daniela Ribeiro

Unknown

Resposta ao Daniel;

No artigo que escrevi nesta página explica tudo sobre o procedimento a efectuar, no entanto posso-lhe dizer que para pintar de branco irá ter que utilizar tinta de esmalte em vez de verniz;

1º - Lave a superfície com água e detergente em pó. Deixe secar a madeira.
2º - Elimine o verniz antigo com uma lixa de grão fino para conseguir um melhor acabamento e aderência, sempre no sentido dos veios da madeira.
4º - Faça as reparações necessárias com um betume para madeira da mesma cor, deixe secar e lixe até ficar ao mesmo nível da madeira.
3º - Elimine a poeira com um pincel, escova ou uma pano;
4º - Aplique um primário promotor de aderência para madeiras, conforme indicado pelo fabricante.
5º - Aplique à trincha, rolo (para superfícies extensas) ou pistola, duas a três demãos de esmalte, respeitando os intervalos de secagem indicados na embalagem do produto ou na ficha técnica e com uma ligeira lixagem entre demãos.

Notas finais; Compre a tinta e o primário recomendado pela marca, para não haver incompatibilidade entre eles, o esmalte deve ser de boa qualidade e resistente ao exterior, não compre mate porque este não resiste no exterior, e sim brilhante ou meio brilho.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Boa noite !
Meu marido ,está fazendo um guarda-roupa com madeira centrinho vemelha,nós não queremos usar verniz é nem polisten porque o cheiro é muito forte .O que o senhor indica ?
Um abraço !
Fátima Ribeiro

Unknown

Resposta a Fátima Ribeiro;

Antigamente só se vendiam produtos de base sintética e outras que tinham um cheiro muito intenso. Hoje já existem no mercado produtos de base aquosa que têm como vantagem não terem quase cheiro nenhum, pode ser esse o indicado para o seu caso.
Em qualquer boa loja de tintas vai encontrar este tipo de produtos.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Carmem

Boa noite, Sr. Carlos!
Parabéns!
Não tenho nenhuma experiência em customização ou bricolagem. Mas pretendo customizar uma mesa velha em madeira, que não sei qual é, rústica, adaptando-a para a função jantar. Devo esclarecer que estou optando pela velha porque é de madeira bruta. Não há vestígios de tinta nem verniz. Poderia me orientar sobre ações e produtos?
Obrigada
Carmem

Unknown

Resposta à Carmen;

Obrigado pelo seu contacto.

Como opção pode pintar ou envernizar a sua mesa, dependendo do seu gosto e objectivo. Seja qual for a sua escolha pode encontrar aqui no blog como fazer, basta pesquisar e terá toda a ajuda necessária.
Mesmo assim se tiver alguma dúvida basta contactar-me.

Carlos Santana
Administrador Blogue
Tintas e Pintura

Anónimo

Parabéns pelo blog.
Tenho um pequeno barco, onde na zona do convés na area do poço tem madeira teca. Com os anos a madeira está ficou com um aspecto velho e escuro.
Gostava de saber o que posso fazer, por forma que consiga com que fique com aspecto mais limpo e bonito.
Obrigado
Cumprimentos
Francisco

Unknown

Resposta ao Francisco;

As tintas Hempel são conhecidas como especialistas em soluções para a indústria marítima e como se trata de encontrar uma solução para o seu barco aconselho-o a contactar esta empresa. Pode encontrar as lojas desta marca no seguinte link; http://www.hempel.pt/pt-pt/about-hempel/contacts?market=portugal

Copie o link acima e cole na barra de endereço do seu browser.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Administrador Blogue
Tintas e Pintura

Unknown

Boa noite, vou fazer "uma brincadeira" com umas paletes de madeira usadas. As paletes vão ficar dentro de casa e vão ser pintadas. Gostava de saber se é necessário algum tipo de tratamento, ou alguma aplicação de verniz para evitar futuros estragos na madeira. Cumprimentos,
Patrick

Unknown

Resposta ao Patrick;

Obrigado pela sua questão.

Se vai pintar não deve dar nenhum verniz, o verniz apenas serve para envernizar e não pode/deve levar tinta por cima.
Também depende do tipo de acabamento que deseja, se quer uma coisa mais tosca ou mais bem acabada.
Para ficar melhor e se é para pintar com uma tinta de esmalte deve, lixar muito bem toda a madeira, depois aplicar uma sub-capa, voltar a lixar com uma lixa fina e finalmente pintar com a tinta.
Se for uma coisa mais tosca, então pode pintar diretamente a madeira, não fica grande coisa mas pode servir.

Carlos Santana
Administrador Blogue
Tintas e Pintura

Unknown

Boa tarde, e os meus parabéns pelo blogue!

Gostaria de saber o que posso fazer para restaurar este tipo de porta:

https://www.dropbox.com/s/exehy9943ibw1y6/CameraZOOM-20130730200526917.jpg

Devo dar com uma lixa fina de 120 ou 180 em primeiro, e de seguida dar com tapa poros e lixar com 180 ou 240?

Obrigado!
Paulo Figueiredo

Unknown

Resposta ao Paulo;

Obrigado pela sua questão.

pela imagem que me enviou parece-me que é uma porta folheada e por essa razão não necessita de aplicar tapa-poros.
Deverá lixar a porta toda com uma lixa fina 180 a 240 no sentido dos veios e depois após uma limpeza deverá envernizar.
Deverá, antes de envernizar, e caso seja necessário fazer as reparações necessárias, como riscos e buracos com um betume para madeira na cor da porta.

Carlos Santana
Administrador Blogue
Tintas e Pintura

amigos do alto pina

Boa tarde.

Quais as etapas que tenho que fazer, para pintar e depois envernizar, painéis de aglomerado de madeira.

Agradecido

Oliveira

Unknown

Resposta aos Amigos do Alto Pina;

Obrigado pela vossa questão.

Para poder responder de uma forma certa primeiro gostaria de saber se desejam pintar ou envernizar, são coisas diferentes e com uma não se faz a outra.
Também gostaria de saber se o aglomerado de madeira é laminado ou não, ou seja se t~em um acabamento que emita a madeira.

Aguardo a v/ resposta.

Carlos Santana
Administrador Blogue
Tintas e Pintura

Unknown

Oi, Carlos!
Meu nome é Andréa.
tenho um guarda corpo de madeira (ipê) que fica ao tempo, exposto a sol, chuva etc. Recentemente eu substituí as madeiras que estavam podres, mas mantive as antigas. Quais produtos eu devo usar para proteger as madeiras (novas e antigas). Aqui faz muito sol e tem épocas que chove pra caramba. Eu percebi que tem madeira nova que já está inclusive rachando com esse sol forte que tem feito aqui no Rio. Desde já agradeço sua atenção e parabenizo pelo excelente site.

Unknown

Resposta a Andréa Neiva;

Obrigado pelo seu contacto.

Terá que reparar as madeiras rachadas com um betume próprio e da cor da madeira, lixar e aplicar um verniz especial para madeiras no exterior e indicado para a madeira Ipê.

Como me encontro em Portugal, não estou completamente à vontade para lhe falar dos produtos que se vendem no Brasil, no entanto posso-lhe indicar uma marca (Sparlack) que pertence a um dos maiores grupos mundiais de tintas e vernizes (AkzoNobel), com lojas no Rio, e onde poderá encontrar a solução para o seu guarda corpo, uma vez que se trata de uma empresa com produtos especialmente concebidos para madeiras.

Veja o seguinte site; http://www.sparlack.com.br/

Sempre ao dispor e volte sempre.

Carlos Santana
Administrador Blogue
Tintas e Pintura

Anónimo

Boa tarde,

Tenho uma garagem de madeira a vista toda de Angelim, não foi feito nada ainda pois terminou a pouco tempo, gostaria de alguns conselhos para manter ela bem cuidada e bonita, os passos q devo tomar a partir de agora. Uns 60 mts de garagem com edicula. A telha é de concreto, indicaria envernizar a telha tb?
Att,

Carla Reis

e-mail: autopostoquatro@hotmail.com

Anónimo

Boa Tarde,

Adquiri de segunda mão um móvel que foi tratado com polisten e gostaria de pinta-lo.
Gostaria de saber se é possivel fazer a pintura neste móvel e, caso possivel, como deve ser o feita.

Obrigado,

Hebert

Unknown

Resposta a Hebert;

Na ficha técnica do produto Polisten tem as informações que precisa, veja aqui http://goo.gl/rvFRmu

Se tiver mais alguma questão disponha

Carlos Santana
Administrador Blogue
Tintas e Pintura

jorge borges cruz

Bom dia! Durante esta próxima semana preciso de tratar umas portadas exteriores que se situam numa casa a 200 metros do mar ou seja sujeitas a intempéries diferenciais de temperatura (muito sol no Verão e o Inverno junto ao mar não dá tréguas. Gostava de saber qual o melhor tratamento para essas portadas: uma parte das mesmas está a "DESCASCAR-SE"! Será que o tratamento que me aconselharam resulta!?
1 - RASPAR AS PARTES QUE SE ENCONTRAM EM MAU ESTADO;
2- TRATAR COM UMA VELATURA - LASURE - SOLVENTE
3- E APLICAR BONDEX IMPERMEÁVEL.

A minha pergunta é: Será que são estes os passos a dar para uma finalização mais uniforme das portadas? Obrigado pela atenção

Unknown

Boa tarde Jorge Cruz;

Obrigado pelo seu contacto.

As madeiras expostas a ambientes mais difíceis devem ser tratadas com produtos indicados para isso, existem muitos à venda no mercado e não vai ter dificuldade nenhuma em encontrar a solução mais indicada para o seu caso.

As madeiras não são tratadas com velaturas, as velaturas tal como os vernizes servem para dar um acabamento final às madeiras.

Existem algumas diferenças entre velaturas e vernizes, pode ler o nosso artigo sobre esse assunto aqui;
http://www.tintasepintura.pt/diferenca-entre-verniz-e-velatura-lasur/

Pode ler a ficha técnica do verniz Marítimo (Bondex), apenas como exemplo, aqui; http://www.dyrup.pt/~/media/Iberia/Produtos/Fichas-Tecnicas-PT/4610%20-%20Mar%C3%ADtimo%20Brilhante%20-%20FT.pdf

Existem outras opções idênticas no mercado.

Leia também o nosso artigo sobre Envernizar Madeiras aqui; http://www.tintasepintura.pt/envernizamento-de-madeiras/

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Boa tarde,
Na minha casa as portas e os rodapés são todos lacados, inclusive a mobília da cozinha. Com o tempo a madeira apresenta algumas ranhuras e estaladelas. Que tipo de tratamento posso dar à madeira?
Obrigada.
Ana

Unknown

Olá Ana;

Com o tempo é natural que a tinta de esmalte comece a partir e a descascar, para resolver o problema terá que retirar pelo processo de lixagem a tinta velha e voltar a pintar.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Cristina Ferreira

Boa Tarde Carlos e desde já obrigada pelos bons conselhos que aqui tem dado!

Carlos, pus soalho em pinho ( não tratado) na minha cozinha em Outubro, e dei apenas duas demãos bem esticadas de Verniz aquoso Mate "tráfego intenso". Notei que ficou um pouco mais alaranjado...eu queria o soalho bem clarinho como o nórdico.

Agora que tenho de dar a terceira de demão e finalizar, é que comecei a ler mais sobre as velaturas..e o verniz de poliuretano. O que preciso é de uma boa solução que proteja o soalho da água e humidade de uma marquise, mas ao mesmo tempo que não dê aquele tom laranja ao soalho e que não o vidrifique.

Pensei em lixá-lo todo outra vez até ficar branquinho novamente e dar-lhe antes um verniz de poliuretano, ou então dar-lhe uma velatura branca...mas será que a velatura protege tanto quanto o verniz, da humdade e água? Ou....posso usar ambos??

Muito Obrigada,

Cristina

Unknown

Olá Cristina,

Para envernizar um soalho que vai ser pisado terá que utilizar um verniz de base poliuretano, existem de um componente e de dois componentes, no meu site explico a diferença entre eles, veja aqui; http://www.tintasepintura.pt/envernizamento-de-soalhos/.

Existem várias marcas no mercado que vendem este tipo de verniz, como exemplo veja este; http://www.cin.pt/portal/attachs.pdf?CONTENTITEMOID=AA81808080BA82GC&CLASSTOKEN=produto&ATTRIBUTEID=attachbro

Em relação á diferença entre vernizes e velaturas pode ver o seguinte artigo que já publiquei; http://www.tintasepintura.pt/diferenca-entre-verniz-e-velatura-lasur/

Se tiver alguma outra dúvida terei muito gosto em ajudá-la.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Telmo Rapaz

Bom dia,

Envernizei o chão de tacos pinho com verniz PU. O resultado está péssimo com manchas em relevos. Percebo que seja devido á aplicação de produto para tratar o bicho da madeira previamente e que o verniz rejeita quimicamente. O mesmo não aconteceu com outros vernizes a base de água. Há possibilidade de salvar o trabalho até agora feito?

Unknown

Olá Telmo

É difícil dizer-lhe qual foi o problema, mas provavelmente foi devido à incompatibilidade entre produtos utilizados ou não aplicou o verniz PU conforme indicação dada pelo fabricante.
Se o chão está cheio de manchas é muito difícil salvar alguma coisa, até porque se for fazer "remendos" ainda vai ficar pior.
Leia o nosso artigo sobre o assunto; http://www.tintasepintura.pt/envernizamento-de-soalhos/


Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Novo Comentário em Tintas e Pintura

Leia Antes de Comentar:

  • Os comentários deste blogue são todos moderados;
  • Escreva apenas sobre o tema deste artigo;
  • Ofensas pessoais ou spam não serão aceites;
  • Não fazemos parcerias por meio de comentários;
  • Faça comentários relevantes;
  • Para entrar em contacto, também poderá usar o nosso formulário de contacto;
  • Obrigado pela sua visita e volte sempre.
  • ATENÇÃO
  • NÃO RESPONDO A COMENTÁRIOS ANÓNIMOS, COLOQUE SEMPRE O SEU NOME!