Pintar Paredes Interiores e Tectos
Pintar um interior não é uma tarefa muito difícil, mas como tudo deve-se seguir algumas regras básicas. Neste artigo vamos explicar algumas dessas regras para que consiga fazer um trabalho rápido e bem feito.


Preparativos

- Pense muito bem como vai fazer o trabalho, a cor ou cores que vai aplicar, a tinta que vai utilizar e a quantidade que vai necessitar, se é necessário um primário, se é ou não necessário efectuar reparações nas paredes, etc., para que possa comprar todo o material necessário e assim não ter que voltar à loja quando já estiver com as mãos na “massa”.

- Com todo o material em seu poder, esvazie a divisão o máximo possível, coloque no centro os móveis que não poder retirar, e isole-os com uma cobertura plástica, pois não há nada mais aborrecido, trabalhoso e às vezes difícil, do que ter que limpar os restos de tinta no final do trabalho.

Clique no botão abaixo para ler o resto do artigo.

Aqui


30 comentários sobre:

"Pintar Paredes Interiores e Tectos"

Anónimo

Pintei um quarto com todos os preceitos mas, quanto a mim, o acabamento está deficiente, embora a cor esteja homogénea e sem manchas. O problema é que a tinta está baça, muito seca e fica suja ao mais pequeno toque. Até para limpar o pó ou aspirar o chão tenho de ser eu a fazer o trabalho com todo o cuidado, senão fica tudo cheio de riscos, manchas e dedadas. A minha pergunta é a seguinte: será que se aplicar um verniz nas paredes resolve o problema? Se sim qual a sua sugestão?

Tintas e Pintura

Em relação à sua questão, penso que se deve à qualidade da tinta que foi aplicada, talvez não tenha sido a mais apropriada para a situação.
Deverá, caso deseje resolver o que está a acontecer, passar uma lixa fina em toda a área, tirar a poeira, e voltar a pintar com uma tinta plástica para interior de boa qualidade, existe mate e acetinada (leve brilho).
Compre uma tinta de qualidade e não vá pelas mais baratas porque regra geral são bastante fracas.
Quanto a colocar um verniz na parede não aconselho, primeiro porque os vernizes não são para esses fins e segundo não iria ficar bem e possivelmente não ficaria feliz com o resultado.

Anónimo

Bom, passar uma demão de verniz ou uma demão de tinta acetinada dá o mesmo trabalho, não é? E concordo consigo, se calhar não iria ficar nada de jeito com o verniz. Sigo o seu conselho, vou lixar a tinta plástica super, da Dyrup e pensar noutra coisa. Tem alguma sugestão? Obrigado.

A.H.Silva

A minha cozinha esteve muito tempo sem exaustão de fumos, pelo que se encontra com vestigios de gordura. Como devo proceder na preparação das paredese tecto?

Tintas e Pintura

Resposta a A.H.Silva;

Para resolver a sua situação siga os seguintes passos:

1º - Lave as paredes e tecto com uma solução desengordurante.
2º - Passe toda a área com um pano molhado só com água.
3º - Deixar secar muito bem.
4º - Aplicar um primário (caso necessite).
5º - Pintar com uma boa tinta.

Espero ter ajudado.

Anónimo

Olá tinha uma parede vermelha e decidi mudar a cor optei por pintar de prata comprei uma lata de tinta a qual se junta um colorante pedi informações sobre o que devia fazer e fiz pintei o vermelho de cizento apliquei um primário e pintei de prata com um rolo que me aconselharam na loja, conclusão,ficou uma cagada....notam se as marcas do rolo,dei 4de mão e nada as marcas nao desaparecem.... Alheio sabe o que devo fazer para nao ficarem as marcas do rolo? Já pensei em comprar mais uma lata,mas e uma tinta cara e tenho medo que continue igual.... Alguém me pode ajudar.... Obrigado...

Unknown

Resposta a Anónimo;

Caro visitante pelo que me informa não consegui perceber que tipo de tinta aplicou nas paredes, sem saber que tinta é que aplicou, se tem brilho ou não, etc, fica um pouco difícil poder-lhe dar uma explicação sobre o que poderá ter acontecido, no entanto pode ser que não tenha feito uma diluição correcta e ou não espalhou a tinta como deve ser. O rolo também pode não ter sido o mais indicado, mas não sei, se na loja lhe indicaram esse, à partida o problema não será do rolo.
Para começar aconselho-o a ir à loja onde comprou a tinta e expor o seu caso, peça para falar com um profissional/especialista e veja o que este lhe diz.
Se não conseguir resolver o caso e para poder rectificar a situação definitivamente aconselho-o também a contratar um bom profissional de pintura para tratar do caso de uma forma profissional.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Nelson

Boa noite

Tenho uma parede e o tecto com fungos.
Como devo proceder?
Que tinta anti fungos aconselha?
E já agora numa casa de banho sem tiragem como devo proceder para o tecto não ficar preto?

Desde de já agradeço.
Cumprimentos
Nelson Magalhães

Unknown

Resposta a Nelson;

Os fungos e bolores, proliferam geralmente em lugares humidos, mal ventilados ou mal iluminados. Acabando por decompor a tinta.

Para tratar estas zonas deve proceder da seguinte forma;

1º - Lavar muito bem as áreas contaminadas com água e lixívia, mais ou menos diluída conforme a necessidade.
2º - Desinfectar a superfície com uma SOLUÇÃO ANTI-FUNGOS. Este
produto deve actuar durante 24 a 48 horas antes da aplicação das tintas, só desta forma é eficaz a eliminação dos fungos.
3º - Aplicar um primário aquoso acrílico anti-alcalino.
4º - Fazer o acabamento com uma tinta aquosa acrílica com anti-fungos e de grande qualidade, no caso de cozinhas e casas de banho deve pintar com um esmalte aquoso para interiores, visto serem zonas de maior humidade, vapores de água, etc., e são mais resistentes a lavagens e limpezas frequentes.

Existem produtos destes de várias marcas e preços, e estão à venda em qualquer boa loja de tintas.
Compre os produtos da mesma marca para que haja uma maior compatibilidade entre eles.

Em relação à casa de banho, faça como acima indicado e leia o nosso artigo, ponto 4 no seguinte link; http://tintasepintura.blogspot.pt/2011/03/guia-completo-de-como-combater-eliminar.html

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Boa tarde!

Pintei uma parede de 5,5 m² com uma tinta acrílica fosca, na cor roxo palácio da linha coral cores. Para isso utilizei um quarto (0,8 l), que garante cobertura de 9 a 14 m² por demão, porém ao final de duas demãos o resultado foi que a parede ficou cheia de manchas. Aparece a marca do rolo e em algumas áreas parece que a tinta não pegou direito, pois fica bem mais fraca que nas demais partes.
Gostaria de uma luz para esse problema, desde já agradeço.

Unknown

Olá leitor Anónimo;

Parece-me que teve vários problemas com a pintura que fez, falta de cobertura foi um deles, a falta de cobertura pode decorrer da cor da tinta que aplicou, em cores amareladas, avermelhadas e com pigmentos magenta é normal acontecer.
Veja a nossa página sobre "Problemas mais comuns na pintura" no seguinte link; http://tintasepintura.blogspot.pt/2009/10/problemas-mais-comuns.html
Nesta página temos a descrição de vários problemas, assim como causas e correcções a fazer. Esperamos que lhe seja útil.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura

Diana Costa

Boa noite,
queria pintar umas paredes da sala de cinza claro, mas a tinta que está agora é um salmão claro. Gostava de saber se é necessário pintar com alguma tinta antes do cinza ou se não é preciso. É uma área bastante pequena, a parede de uma lareira e uma faixa no tecto.

Cumprimentos

Unknown

Olá Diana;

Em principio poderá pintar com a cor cinza por cima da antiga, sem problema, o problema de cobertura normalmente surge nas cores amareladas, avermelhadas e com pigmentos magenta, por isso não deverá ter problemas.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura

Anónimo

Boa tarde,
A minha sala tem o tecto pintado de branco e as paredes de VINYLSOFT 0707 (branco marfim), mas gostaria de lhe dar um ar mais refrescante, e queria pintar a maior parede de cor de laranja claro, gostaria de saber qual a tinta que tenho de comprar igual ás mesmas caracteristicas do branco marfim.
As parades têm dimensões de 6.5m por 3.0 de altura, sem portas nem janelas, parede completa, gostaria de saber a quantidade da tinta a comprar, quantas demãos tenho de dar para cobrir o branco marfim, e que material comprar para pintar, pois quero um acabamento lisinho sem se notar os riscos como está a que tenho agora.

Cumprimentos

Unknown

Resposta a Anonimo;

Obrigado pelo seu contacto.
Pode comprar a mesma tinta Vinylsoft mas da cor que deseja, laranja claro, qualquer loja que venda esta tinta pode fazer a cor que gostar, julgo que so não podem se for uma cor forte, nesse caso tem que escolher outra tinta.
Pode ver o folheto do produto aqui; http://dl.dropbox.com/u/3883727/TintasPintura/posts/pt/ProdutosFichasTecnicas/ProdFichCin/ficheiros/VinylSoft.pdf
Basta comprar 5 litros, que chega para 2 demãos.
Use um rolo anti-gota e uma trincha para os cantos e rebordos.
Aplicação proceda e respeito o indicado na embalagem da tinta.

Sempre ao dispor

Tintas e Pintura
Carlos Santana




Anónimo

Outro asssunto em relação ao pintar a parede branco marfim de cor de laranja clara.
Existe outra tinta de cor laranja clara sem ser da Vinylsoft e mais barata e boa. Queria uma que fosse façil de pintar e depois facil de limpar. Era um cor de laranja que não fosse muito vivo, nem muito brilhante, mas que fosse dar um ar á sala, que não é muito grande, tem as seguintes dimensões 6.5m x 3.8m, e quero pintar a parede maior da sala, mas que depois não marque muito e que não de o aspecto de a sala ficar pequena.
Cumprimentos

Unknown

Resposta a Anónimo;

Em relação ao link o que aconteceu é que não o copiou todo, talvez porque uma parte não se via, por isso tente o seguinte; http://twixar.com/Lguf

Qualquer tinta, desde que não seja a linha profissional (a mais barata), pode ser feita na cor que desejar, como já expliquei algumas apenas se pode fazer em cores claras e outras podem-se fazer todas as cores.

Para escolher a solução que achar melhor para si, e uma vez que os preços variam muito de marca para marca e de loja para loja, é ver na sua zona as lojas que existem e ver os preços que aí fazem.

Em relação á tinta ser de fácil aplicação e depois que possa ser lavável, ou lavável com frequência, aí terá que ir para uma tinta com boa/grande qualidade e não para as tintas mais baratas.

As tintas acetinadas como é o caso da Vinylsoft são as mais indicadas para lavagens com alguma frequência, já as tintas mate não são tão boas para este fim.

Para aprender a dimensionar o espaço veja o meu artigo aqui; http://tintasepintura.blogspot.pt/2011/04/aprenda-dimensionar-espaco.html

Sempre ao dispor

Tintas e Pintura
Carlos Santana

Mariana

Olá queria pintar as paredes no quarto do meu filho mas as paredes tinham posters e ao retirar a tinta saltou e ficou a ver-se o cimento. Queria saber qual é a melhor solução para que ao voltar a pintar não fiquem as marcas.
Cumprimentos

Unknown

Olá Mariana;

vai ser dificil não se ficar a notar nada, pois a parede agora não está toda ao mesmo nível, ou seja falta a tinta que veio com a cola e agora ficou uma diferença.

Para resolver esta situação terá que aplicar uma massa tipo Aguaplast da Robbialac ou semelhante com uma espátula, deixar secar e depois lixar a zona da massa aé ficar igual à parede, pode ver a ficha técnica aqui; http://www.robbialac.pt/folder/produto/itc/503_004-0005_004-0006__04-1.pdf

Sempre ao dispor.
Carlos Santana

Bruninho

Boa noite.
Comprei uma tinta vermelho escuro mate da robialac para pintar uma parede com cerca de 2m de largura. A minha dúvida é quantos litros de tinta preciso e visto ter branco acetinado na parede, se terei de a tratar de alguma forma especial. Acha que vai ficar manchado? Gostava de ser eu a aplicar mas estou com algum receio...

Cumprimentos,

Vânia Silva

Unknown

Olá Vânia;

Obrigado pelo seu contacto.

Normalmente uma tinta plástica rende 10 a 12 m2 litro, por isso se tem uma parede com 2mt e de altura deve ter 2.5mt, então tem uma área de 5m2 para pintar por demão.
Como não sei de que tamanho é a lata de tinta que comprou, é só fazer as contas, tendo em atenção que deve dar 2 demãos.

Em relação a pintar por cima da tinta acetinada, não existe problema, já em relação a ficar manchado, isso vai depender como você pintar e de que forma pintar, há pessoas que pintam muito bem e pessoas que pintam muito mal, por isso não lhe posso dizer que sim ou não, mas como é uma parede pequena e a tinta é mate à partida não deve ter problema.

Pode ver aqui no blogue como pintar correctamente.

Sempre ao dispor.

Tintas e Pintura
Carlos Santana

Unknown

Boa tarde. vou pintar o interior da minha casa de cor branca ccomo está. tenho q picar algumas rachadelas passar e depois lixar . a minha pergunta é a seguinte: qual o produto e marca para emassar ? qual a tinta a usar para puder dormir no mm dia? a minha tinta é lavavel. Obrigado jorge

Unknown

Resposta ao Jorge;

Para reparações pode aplicar uma massa universal tipo "AGUAPLAST" da Robbialac, existem outras semelhantes de outras marcas, e siga as instruções.
Para pintar e poder dormir no mesmo dia, convém aplicar uma tinta sem cheiro ou de cheiro muito reduzido, tipo "Spicy" da Barbot, também existem outras de marcas diferentes.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Ola boa tarde, vou pintar uma varanda fechada que tem alguma humidade, quais são os passos que devo seguir?


Cumprimentos...

Unknown

Resposta;

As manchas de humidade são originadas por infiltração de água.

Assim, é de extrema importância identificar e corrigir o defeito que origina a entrada da água.

Informação: Os produtos aqui indicados são da marca Cin, apenas servem de exemplo, pode optar por produtos idênticos de outra marca.

1º - Valar as paredes com água e lixívia (10x1) para tirar o negro e retirar os fungos;

2º - Quando o suporte se encontrar completamente seco, deve limpar toda a superfície com um pano seco.

3º - Se necessário tape fendas ou buracos com massa própria tipo Hantek.

4º - Aplicar um primário próprio tipo Aqua Primer da Cin antes da tinta de acabamento e deixe secar o tempo indicado.

5º - Após isso pinte toda a área com uma tinta plástica de boa qualidade, que tenha na sua composição um anti-fungos.

Aconselho-o a ler o nosso guia completo de como combater a humidade, no seguinte link;

http://www.tintasepintura.pt/guia-completo-de-como-combater-eliminar-e-prevenir-a-humidade/

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

rui

boa tarde , haver se me consegue ajudar !
é o seguinte , comprei duas tintas uma verde claro outra azul acetinadas e ao comecar a pintar reparei que começou a ficar com marcas e manchas ( deve ter sido do acetinado ) conclusao queria pintar com as mesmas cores em mate , para ficar mais perfeito e nao se notar as marcas do rolo e as manchas . posso passar a tinta mate por cima da acetinada? sem passar qualquer produto do tipo primario ou lixa ? agradeco que me ajudem, obrigada!

Unknown

Resposta ao Rui;

Em principio pode pintar por cima do acetinado sem problemas, se o acetinado for, por alguma razão, bastante forte, basta dar uma lixadela com uma lixa fina para retirar o brilho e depois pintar com a tinta mate.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Ribeiro

Boas, Agradeço que me informe qual a tinta que devo usar e como devo aplica-la sobre paredes pintadas com VinilTinvo.
Obrigado

Anónimo

Boa tarde!
Nos ultimos 10 anos construi duas moradias para mim e em ambas surgiu o mesmo problema que não consigo perceber.
As casas foram pintadas por fora com tinta robbilac e por dentro levaram estuque tradicional e foram pintadas por mim com tinta da dryrup mas levaram primeiro um demão de isolante isolon da dyrup.
O que acontece é que passados 2 anos , se eu encostar qualquer objecto á parede durante mais de um dia a tinta vem toda a trás do objecto, descola da parede tipo em folha de papel, se colar um poster com fita cola nas pontas ele acaba por cair porque a tinta salta da parede no local onde esta a fita cola.
A ideia que fico é que a tinta não agarrou nas paredes e ao encostar-lhe qualquer objecto (sofá, cadeira ou outro) ela cola-se ao objecto e vem atrás.
Pergunto-lhe se me sabe indicar a razão disto acontecer, será porque pintei as paredes ao fim de 2 meses, disseram-me que não se deve pintar o estuque tradicional antes de 2 anos, porque o mesmo não está seco, ou foi o isolante que impede a tinta de agarrar ao estuque.
Cumprimentos
Paulo Lopes
lopes777@sapo.pt

Unknown

Resposta:

O problema tem a ver com a falta de aderência entre a tinta e a parede.
Houve qualquer problema na aplicação, pode ser uma incompatibilidade entre produtos, má preparação da superfície, por exemplo falta de lixagem ou uso de produtos inadequados para a superfície (não parece ser o caso).
O Isolon só deve ser aplicado sobre superfícies bem secas. Pode ser pintado com qualquer tipo de tinta aquosa. Sempre que a superfície se apresente brilhante (“ vidrada”), é necessário efectuar uma lixagem geral.
O estuque poderia não estar bem seco, no entanto não são necessários 2 anos de espera, bastam entre três a seis meses, dependendo da altura do ano, para que possam secar em profundidade.

Para resolver o problema deverá remover toda a tinta, com lixagem ou decapagem e voltar a aplicar um primário e uma tinta que sejam compatíveis e adequados para a superfície.

Sempre ao dispor.

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Novo Comentário em Tintas e Pintura

Leia Antes de Comentar:

  • Os comentários deste blogue são todos moderados;
  • Escreva apenas sobre o tema deste artigo;
  • Ofensas pessoais ou spam não serão aceites;
  • Não fazemos parcerias por meio de comentários;
  • Faça comentários relevantes;
  • Para entrar em contacto, também poderá usar o nosso formulário de contacto;
  • Obrigado pela sua visita e volte sempre.
  • ATENÇÃO
  • NÃO RESPONDO A COMENTÁRIOS ANÓNIMOS, COLOQUE SEMPRE O SEU NOME!