Pintar Metais
Os metais existem em todas as casas, seja no exterior em gradeamentos, portas, janelas, portões, cadeiras ou mesas de jardim, candeeiros, etc., ou no interior num sem número de objectos.

Por essa razão, de vez em quanto é necessário pormos mãos à obra e tratarmos desses objectos, porque com o passar do tempo, vão se deteriorando, e se não forem devidamente tratados a tempo podem-se perder para sempre.

Isto acontece devido à ferrugem. A ferrugem é o resultado de um processo de oxidação que se produz quando o metal está em contacto com o oxigénio do ar ou com a água. Certos factores, como a humidade, o calor, o sal, a poluição ou o contacto com outros metais, acelerem ainda mais o processo.

A ferrugem não só dá um aspecto pouco agradável ao metal, como contribui, progressivamente, para o deteriorar. Por isso o melhor método para evitar que apareça nos metais, e efectuar-se um tratamento preventivo logo de início.


Clique no botão abaixo para ler o resto do artigo.

Aqui


69 comentários sobre:

"Pintar Metais"

Anónimo

gostaria de saber como devo pintar o resguardo do polivan
porque a tinta em baixo está toda a sair ogrigado

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo

Em relação ao que me pergunta posso indicar-lhe o seguinte;
1º – Retirar os restos da tinta velha com uma espátula.
2º – Lixar toda a área a ser repintada.
3º – Aplicar um primário anti-corrosivo.
4º – Pintar com uma tinta de esmalte.
Nota: Seguir sempre as indicações nos produtos que usar.

Anónimo

Boa Tarde,

Gostaria de saber indicações para pintar os puxadores das minhas mesas de cabeceira.

Obrigado

Tintas e Pintura

Resposta a anónimo

Primeiro gostava de saber de que material são feitos esses puxadores, só depois se pode saber qual o tipo de pintura que poderá ser feita.

Anónimo

gostava de pintar um portao exterior de ferro em imitaçao madeira. gostava de saber se existe tinta para tal e qual me indicão.


obrigado

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo;

Para pintar portões de ferro existe muitos produtos no mercado, para emitar madeira em ferro já é mais especifico e talvez mais dificil de encontrar. No entanto talvez numa loja Bricomarchê possam ter alguma coisa para esse fim, uma vez que eles tem uma grande variedade de produtos desse tipo.
Em relação às marcas nacionais, não conheço nenhuma que tenha um produto (tinta esmalte) que emite madeira.

Melhores cumrimentos.

Saulo

Boa tarde! gostaria de saber que tinta posso usar e como pintar chapa de ferro fundido usado em cozinhas.


abraço!
Saulo

Anónimo

qual o procedimento e material usado para retocar oculos de metal apos ter feito uma solda

Tintas e Pintura

Resposta a Saulo;

Para pintar chapa de ferro fundido deve primeiro aplicar um primário Zarcão, depois passar uma lixa em toda a área. No final pinte com uma tinta acrílica á base de água. haverá no entanto outros esquemas também eficientes.
Vá a uma boa loja de tintas que fique na sua zona e exponha a sua dúvida, eles vão-lhe indicar a melhor solução que tiverem.

Melhores cumprimentos.

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo;

Para lhe responder de uma forma eficiente primeiro teria que ver os oculos, não sei de que material são feitos e isso dificulta a minha tarefa de lhe indicar uma boa solução.

Melhores cumprimentos

Anónimo

Como mudar a cor de uma cama tubular, que tipo de tinta posso usar?

Tintas e Pintura

Resposta a Anónimo;

Pelo que percebi a cama é em ferro, e já está pintada, por isso pode pintar por cima da tinta antiga com uma tinta de esmalte, use esmalte aquoso em vez de sintético, é melhor, sem cheiro e mais fácil de aplicar.
No entanto deve passar toda a área com uma lixa fina, limpar todo o pó e só depois pintar.
Em qualquer loja de tintas pode encontrar os produtos que vai precisar.

Sempre ao dispor.

Anónimo

Queria pintar um portão exterior de ferro-novo- de verde água, mas não sei que tinta escolher, tem MESMO DE SER TINTA PARA METAIS, ou como fazer? Obrigada.

Unknown

Resposta a Anónimo;

Caro visitante;
Sim, para uma boa protecção, terá que pintar o metal com uma tinta apropriada para metais (Esmalte), e antes disso aplicar o primário correcto.
No entanto tem a resposta às suas questões, no post mais acima desta página "Pintando o Metal", é só seguir as indicações para pintar o seu portão.
Vá a uma loja de tintas e compre o primário e a tinta compativel, da mesma marca e depois siga as extruções ou veja aqui no site as fichas tecnicas dos mesmos.

Espero ter ajudado.

Tintas e Pintura

Anónimo

Me chamo Taís:
Estou encrementando a decoração e com isso reaproveitando algumas peças, que tenho em minha casa e entre elas, um cofre desses antigos de segredo gostaria de saber como posso estar dando uma nova pintura que que se torne um lindo objeto de decoração

Unknown

Resposta a Taís;

Obrigado pelo seu contacto.
Penso que o cofre de que me fala seja em ferro, se for o caso é só seguir os passos descritos em cima, leia em "Pintando o Metal".
Existem várias tintas de esmalte, lisos, com efeitos, etc. é só escolher o que mais gosta ou acha que vai ficar mais bonito.
Vá uma boa loja de tintas e veja as opções que têm, em tintas de esmalte, pense também nas opções que existem em spray(aerossol), existem com muitos efeitos e cores.

Espero ter ajudado.

Anónimo

Me chamo Lorena e quero restaurar uma pequena estátua de ferro que tem 2 cores. Verde e dourado. Como moro em frente a praia ela está oxidada apresentando na cor verde um esbranquiçado e na parte dourada partes escuras. Ela está bem suja pois há anos não é limpa. Não sei o melhor produto para usar nas duas cores e como limpa-la.

Unknown

Resposta a Lorena;

Se o problema é só o sujo, e não tem ferrugem, então experimente assim;
Arranje uma escove de dentes velha e sabão em pedra, vá molhando a escova, passando no sabão e esfregando a peça. No final é só passar com um pano húmido.
Espero que resulte com a sua peça, dê retorno depois da experiência.

Espero ter ajudado.
Carlos Santana
Tintas e Pintura

Anónimo

Olá, meu nome é Gisele, tenho umas cadeiras antigas que quero pintar. Só que não tenho certeza se são de aluminio, ferro ou metal, não sei a diferença. Elas são pintadas de branco e tubulares. Gostaria de saber se existe diferença entre tintas para pintar esses materias e como faço pra saber diferenciar e usar a tinta correta? Aguardo. Obrigada!

Unknown

Olá Gisele;

Se não sabe de que tipo de metal são feitas as cadeiras a situação pode ser um pouco mais complicada, mas vamos por partes.

As possibilidades que existem em tintas para pintar metais são apenas duas, para metais galvanizados(alumínio ou zinco) ou ferrosos(outros).

Se as cadeiras tiverem alguma ferrugem, nem que seja um pouco em alguma zona, é porque são de metal ferroso.

Se for esse o caso, e como diz que quer repintar, e por isso vai fazê-lo sobre a tinta antiga, à partida uma tinta de esmalte normal(base aquosa ou solvente) irá servir.

Não se esqueça de passar uma lixa própria e de grão fino, em toda a área, para retirar algum brilho que a tinta antiga tenha, para poder provocar uma melhor aderência à tinta nova.

Se existirem zonas com ferrugem, terá que a eliminar completamente, depois aplicar um primário anti-corrosão e só depois a tinta de esmalte.

Se o caso for, as cadeiras serem de algum metal galvanizado, e uma vez que a tinta existente esteja com uma boa aderência, sem se estar a soltar, proceda da mesma forma anterior.

Se existirem zonas sem tinta, e por isso com o metal à vista, terá que aplicar um primário de aderência próprio para galvanizados, qualquer loja de tinta tem à venda. Depois é só aplicar o esmalte por cima.

Sempre ao dispor.
Ajudar é sempre um prazer!

Anónimo

Boa noite,

O meu nome é José Manuel, e recentemente comprei uma salamandra em ferro fundido (da marca Flamoliva * Podem ver imagens de salamandras semelhantes: http://valongo-porto.olx.pt/salamandra-flamoliva-iid-54696461 ou http://milharado.olx.pt/salamandra-flamoliva-iid-317480538).

Pretendo recuperar a salamandra e que esta possa voltar a funcionar, de forma a poder aproveitar o seu calor.

O que devo fazer para eliminar a ferrugem?
Devo -ou não- pintar o exterior com pintura térmica resistente?
No seu interior (na fornalha), deverei utilizar massa refractária ou barro?

Obrigado pela ajuda que possam dispensar.

Unknown

Resposta a José Manuel;

Caro visitante, não sendo eu um especialista em salamandras tive que pesquisar sobre as suas dúvidas e abaixo deixo as respostas às suas questões.

- O que devo fazer para eliminar a ferrugem? -> Passar toda a área com uma escova de arame e tirar o lixo e pó com uma vassoura ou pano enxuto.
- Devo ou não pintar o exterior com pintura térmica resistente? -> Sim, com tinta de alta temperatura.
- No seu interior (na fornalha), deverei utilizar massa refractária ou barro? -> Tudo o que usar no interior irá ser rejeitado quando começar a utilizar, por isso se for para unir frechas pode usar mastique refractário.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

TEMOS A SOLUÇAO

Anónimo

Ola quero pintar um conjunto de cadeiras de varanda q são de ferro fundido ..q tipo de esmalte devo usar..???desde ja obrigada Vivivane

Unknown

Resposta a Viviane;

Para pintar as suas cadeiras e de uma forma geral é seguir os passos do artigo acima "Pintando o Metal".
A tinta a aplicar deve ser um esmalte sintético ou aquoso, procedendo conforme indicações do fabricante do produto que comprar.
Também tem a opção de um esmalte de aplicação directa sobre a ferrugem, tipo Hammerite da Robbialac, ainda existem outras opções como esmaltes com efeito de acabamento de ferro forjado, etc. Depende daquilo que realmente pretende fazer.
Quase todas as marcas tem as diferentes opções, vá a uma boa loja de tintas e escolha o que mais lhe agrada.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Olá. Tenho uns portões em ferro com almofadas em chapa de ferro, essa chapa tem um tratamento para evitar a ferrugem. Esse tratamento confere À chapa uma cor cinzenta, mas não se trata de metalização. Devido a esse tratamento e ao facto da chapa ser muito lisa, a tinta acaba sempre por descascar. TÊm alguma sugestão realmente eficaz?

Unknown

Resposta a Anónimo;

Em primeiro lugar é necessário saber se realmente as almofadas são de ferro ferroso ou são galvanizado, pois se a tinta descasca é porque a tinta não fica bem aderente, e isso acontece quando se aplica uma tinta de esmalte normal numa superfície galvanizada ou a tinta de esmalte não é compatível com o primário.

Por outro lado diz que a chapa tem um tratamento cinzento, gostaria de saber se esse tratamento é um primário para ferro ou outra coisa.

Se é um primário e este não descasca também, é porque a tinta de esmalte que está a aplicar não é compatível com esse primário.
Se é outro tipo de tratamento é necessário saber o que é, que produto é que está aplicado, para depois poder escolher o esmalte apropriado.

Se não consegue descobrir que tratamento está aplicado na chapa, pode então tentar tirar esse tratamento, com lixa ou maçarico e depois fazer um esquema de pintura normal em ferro, usando então primário e esmalte compatíveis, se for galvanizado pode aplicar esmalte próprio de aderência a galvanizados ou um esquema próprio para galvanizados.

Qualquer outra dúvida, disponha.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

bom dia! gostaria de saber se a alguma tinta para pintar grella de ferro que não cause nenhum dano no alimento e na saude?

Unknown

Resposta a Anónimo;

Infelizmente não conheço nenhum produto que exista à venda para esse fim e que seja 100% eficaz e seguro.
Repare que a grelha será exposta a temperaturas directas e muito elevadas e isso só por si já é um problema para qualquer tinta.
Se não for por uma questão de estética, não vejo razão nenhuma para se pintar uma grelha, que ao ser usada estará sempre com aspecto de queimada e escura, mas que em virtude de servir para isso mesmo é o seu estado natural.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Como, com que pintar um portão galvanizado para dar aparência de ferro envelhecido como em esculturas?!!

Unknown

Resposta a Anónimo;

Para pintar uma superfície galvanizada, terá que aplicar um primário próprio para galvanizado, que vai permitir a aderência da tinta. Depois pode aplicar a tinta de esmalte.
Existem à venda várias tintas de esmalte, lisas, com efeitos, etc.
Veja o seguinte catálogo e se é este tipo de efeito que deseja; http://www.robbialac.pt/folder/catalogo/ficheiro/23_catalogo_metalac.pdf existem muitos outros efeitos no mercado.
Escolha a tinta que deseja e compre o primário para galvanizados compatível.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

agradeço sua resposta , mas o que desejo é um efeito dourado envelhecido no portão como em esculturas envelhecidas pelo tempo. O portão é de zinco galvanizado
Grata
Nórci

Unknown

Olá Nórci;

Para o efeito de dourado envelhecido só conheço tinta de esmalte acrílica em spray da Motip, veja o site oficial da marca aqui; http://www.motip.nl/index.php?page=23&id=565

O problema poderá ser encontrar em Portugal o produto exacto que deseja, mas existem algumas lojas que vendem esta marca, como é o caso da AKI, veja aqui;
http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=2328&productid=10337&sid=0#tabsIdeias-1

Poderá haver à venda em outros locais, mas desconheço, procure em boas lojas de tintas.

Para aplicar no seu portão siga os conselhos dados pela marca.

Boa sorte.
Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Ola!
Tenho umas cadeiras antigas de ferro ja pintadas. Gostaria de renova-las mas dar-lhes um aspecto patinado (como se faz com os moveis de madeira, aspecto envelhecido, usado). Como fazer? Que tintas utilizar e que marcas têem cores modernas e vivas que possa utilizar por cima da tinta antiga que é branca?
O aspecto patinada deverá ser mate e não brilhante.
Um grande obrigado!

Unknown

Resposta a Anónimo;

Em Portugal, as marcas de tintas para construção civil, de um modo geral ainda não dispõem de produto específicos para pinturas decorativas e efeitos. A Cin, já tem alguns produtos, como representante de marcas estrangeiras como é o caso dos produtos da Americana Modern Master, especialista em tintas com efeitos metálicos.
No Brasil existem muitas marcas com estes produtos, como é o caso das tintas Corfix, pode ver aqui o site; http://www.corfix.com.br/tecnicas.php?pagina=&op=tecnica&tag=&codproduto=&codaplicacao=&codtecnica=16&codartista=&codnoticia=&busca=&passo=16.
Em Portugal conheço os produtos da Acrilex, que julgo terem alguns produtos que podem ser utilizados em metais, também em grandes espaços comerciais pode encontrar alguns produtos para esse fim, como o Aki, Leroy Merlin, Bricomarchê.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura

Anónimo

tenho uns bebedouros de agua para animais que estão esburacados pela agua conter mt ferro..qual a solução para tapar os buracos e q fazer para os manter em bom estado

Unknown

Resposta a Anónimo;

Para tapar os buracos, pode fazer duas coisas, pedir a um soldador que lhe dê uns pingos de solda até tapar os buracos ou em alternativa comprar um betume próprio para esse fim (à venda numa boa drogaria ou na empresa Acrilac, veja em http://www.acrilac.com/).
Depois deve aplicar um tratamento ao ferro para não voltar a ganhar ferrugem, mas como se trata para os animais beberem água, terá que ter em conta esse factor, pois não pode aplicar qualquer produto para ferro, mas sim apropriados para depósitos de água potável.
Nem todas as marcas de tintas têm estes produtos mas a Barbot (ver: http://www.barbot.pt/index.php?cat=17&item=122) ou a Cin têm o que precisa, vá a uma loja própria de uma destas marcas e compre o mais indicado.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura

Anónimo

Boa tarde !

Passei a tinta prime no metal lixado para depois passar a tinta, mas ficou com marcas do pincel, e ao passar a tinta ficou aparecendo, como faço para retirar o prime e a tinta.

fdgh

porque quando pintamos uma placa de zinco ela com otempo solta atinta

Unknown

Resposta a fdgh;

Para pintar qualquer superfície galvanizada/zincada e não quiser aplicar um primário de aderência, terá que aplicar uma tinta de esmalte própria para estes materiais, só essa garante que não descasque com o tempo, todas as outras tintas de esmalte vão soltar-se com o tempo por falta de aderência.
Para que isso não aconteça terá que aplicar um primário de aderência próprio para essas superfícies e só depois aplicar o esmalte.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura

Unknown

Resposta a Anónimo;

Para retirar a tinta e o primário de toda a superfície, terá que lixar, decapar ou tirar com pistola de ar quente.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura

Dora Pagliarani

Olá equipe do Tintas e Pinturas, gostaria que me orientasse de como recuperar as grades de lava-louças, onde se colocam os utensílios a serem lavados. Elas são brancas e no caso das minhas estão com vários pontos - alguns pequenos e outros com até 2 cm de ferrugem.
No aguardo de uma resposta agradeço pela atenção.
Meu nome é Dora

Unknown

Olá Dora;

Para poder recuperar as grades do seu lava-loiças, deve proceder da seguinte maneira;

1º - Lixar a superfície com lixa de ferro (uma mais grossa para começar, outra mais fina para terminar), até ficar sem ferrugem, sujo incrustado ou rebarbas.
2º Aplicar uma demão de primário zarcão.
3º Aplicar a tinta de acabamento, pode ser uma tinta de esmalte que resista bem à humidade. Também pode comprar uma tinta de esmalte em spray que é mais fácil de aplicar.
Pode comprar todos estes produtos numa boa loja de tintas.

Nota: Não sei se vale a pena efectuar este trabalho ou comprar uma grade nova, pois se juntar o custo dos materiais mais o trabalho, no final vai ficar mais caro.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Érico

Olá,

Estou restaurando uma lareira de ferro e gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Me indicaram utilizar tinta spray para alta temperatura. Preciso passar algum produto sobre o metal antes da pintura? Devo fazer a pintura com a lareira aquecida?

Unknown

Resposta a Érico;

A tinta indicada para este tipo de situação é a tinta de altas temperaturas ou também chamada tinta ignífuga, à venda numa boa loja de tintas.
A lareira não deve estar quente, pois se estiver a tinta não vai secar devidamente.
Se a tinta que está aplicada estiver em mau estado, a descascar, com ferrugem, etc., deve retirá-la toda, usando o método explicado no post acima.
Depois limpe toda a poeira com um pincel, pode usar um aspirador ou um soprador.
Passe um pano humedecido com diluente sintético para terminar a limpeza.
Finalmente aplique a tinta, deixando secar convenientemente entre demãos, 2 ou 3 demãos serão suficientes.

Sempre ao dispor.
Ajudar é um prazer!

Anónimo

Bom dia!

Adorei o topico sobre pinturas em estruturas metalicas, mas me bateu uma duvida!
Aqui em casa tenho um pilar feito de tubo de ferro, vazado por dentro, e que agora esta com sua base se deteriorando, gostaria de saber se posso aplicar um tratamento anti ferrugem e construir envolta dele uma base de cimento a fim de cobrir esta parte deteriorada

Desde ja obrigado!

Unknown

Resposta a anónimo;

Em primeiro lugar obrigado pelas suas palavras.
Na sequência da sua questão, a resposta é sim, pode tratar o ferro devidamente e depois fazer a base de cimento, no entanto não quer dizer que não se volte a estragar, principalmente se estiver à chuva, sol, etc.
Como sabe o cimento não é impermeável só por si, e por isso vai entrar água que com o tempo vai corroer o metal e deteriorá-lo novamente, por isso, não será uma solução para sempre.
Poderá tratar o cimento com um produto/tinta impermeabilizante e aí terá um resultado melhor.
Existem produtos para juntar ao cimento e também tintas que pode aplicar após o cimento estar devidamente curado e seco.
Numa boa loja da especialidade poderá encontrar estes produtos.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura
Carlos Santana

Anónimo

Boa tarde
Por favor informem como faço para pintar de branco uma cama em metal dourado que eu julgo ser latão.
É preciso lixar? que tintas uso?

Obrigada
Isabel

Unknown

Resposta a Isabel;

Para poderes pintar a cama de outra cor, seja ela qual for, deves lixar toda a área com uma lixa fina para ferro, isto para que possas provocar a aderência à nova tinta que vais aplicar.
Depois deves limpar toda a área lixada para tirar o pó e qualquer outra sujidade.
Após isso é só aplicar a tinta conforme explico acima no separador "Metais Ferrosos Método Simples".
Se a cama tiver ferrugem faz como indico no separador "Metais Ferrosos Método Tradicional"
Para ambos os casos pode comprar uma tinta de esmalte de base sintética ou de base aquosa, podes ver as diferenças entre estas duas opções no meu blogue, mas uma vez que é para pintar no interior aconselho a comprares de base aquosa, pois não tem cheiro.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura
Carlos Santana

Daniel Rosa

Olá. Primeiramente parabéns pelo blog.
Em 09/06 vc respondeu sobre pintura de lareira com tinta para altas temperaturas. Estou com o mesmo problema do Érico, mas com muita (des)informação obtida nas lojas do ramo aqui em minha cidade.
O problema é o seguinte: existem vários fabricantes de tintas para altas temperaturas (até 600°C) e entrei em contato por fone com a grande maioria. Todos os fabricantes foram categóricos em afirmar que suas tintas resistem a vapores secos quentes, porém 'desplacam' ou até pegam fogo com o contato com chama direta. Entrei em contato com empresas de pintura eletrostática epoxi (em teoria a pintura original das lareiras) que também me desaconselharam o uso deste tipo de pintura por não resistir a mais de 150°C. O mesmo com relação a fabricantes de tintas anti chama, que me disseram que o produto se expande com cerca de 200°C (característica para proteção do metal), mas que após não poderia ser exposto novamente à chama, ou seja, não atenderia minha necessidade... (?!?!?!?!)
Infelizmente meu conhecimento sobre pintura - ainda mais sobre pintura de superfícies metálicas expostas a fogo - é nulo, e como "cada um diz uma coisa" sobre este tipo de produto que é caro (um galão deste tipo de tinta não sai por menos de R$150,00, o mais barato) minha lareira continua sem restauro.
Pois bem, minhas pergunas são:
- Vc ou alguém já pintou lareira metálica com algum produto específico (Érico, poderia me ajudar?)?
- Qual foi o produto e procedimento utilizado?
- Qual foi o resultado/comportamento da tinta aplicada quando a lareira foi acesa?
- Houve desplacamento, trincas, rachaduras ou perda de aderência do produto?
- Houve alteração na coloração da tinta aplicada na parte externa?
- Qual foi o comportamento da pintura frente a dilatação do metal quando aquecido e posteriormente resfriado?
Agradeço IMENSAMENTE qualquer ajuda que possa me prover.
Daniel

Anónimo

Olá!
Gostaria de pintar de branco um freezer vertical, cor caramelo com ferrugem na parte inferior da porta. Seria possível utiizar produtos sem cheiro? Quais e qual o procedimento?
No aguardo.

Att,

Rosane

Unknown

Olá Rosane;

Existem tintas de base aquosa que por serem aquosas não têm cheiro. Em qualquer boa loja de tintas encontra essas tintas.
Em relação à ferrugem terá que a tirar antes de pintar conforme explico no post acima.
Para a pintura siga as instruções da tinta que comprar, normalmente vem na embalagem.

Sempre ao dispor.
Tintas e Pintura

Anónimo

gostei do blog.

fiz restauro este ano á minha salamandra em ferro fundido, com tinta anticalórica, " Titan " resistente 350º, tudo impecavel.

Acendi a dita, começou aquecer, verifiquei fumaça a sair do exterior, com intensidade, cheiro agressivo, tinta queimada.

até que ponto, grau de toxidade ? por acaso tive hipotese de abrir janelas e portas, liguei extrator de fumos e gases.

Haverá alguma solução melhor? não sei qual o grau de toxidade desta tinta, mas deixo aqui o alerta do que aconteceu, se fosse em dias mais frios, não podia ter resolvido a situação desta maneira.

Andreia

olá!
Como poderei restaural uns puxadores de metal já um pouco envelhecidos?
Que tipo de material devo usar. Pretendia retirar a ferrugem e pinta-los de branco.
Desde já, muito grata pela atenção e pela ajuda... pois sou "muitooo" leiga nestes trabalhos!

Andreia

olá!
Como poderei restaural uns puxadores de metal já um pouco envelhecidos?
Que tipo de material devo usar. Pretendia retirar a ferrugem e pinta-los de branco.
Desde já, muito grata pela atenção e pela ajuda... pois sou "muitooo" leiga nestes trabalhos!

Unknown

Resposta a Andreia;

Obrigado desde já pelo seu contacto.
Para fazer o trabalho em questão basta seguir os passos que indico acima no artigo, veja "Retirar a Ferrugem" e pintar "Metais Ferrosos Método Tradicional", tem aí toda a informação necessária.

Caso tenha mais alguma dúvida, disponha.

Tintas e Pintura
Carlos Santana

Unknown

MAIS UMA VEZ VOLTO A INFORMAR QUE NÃO RESPONDO A QUESTÕES ANÓNIMAS, TODAS ESTAS QUESTÕES SERÃO ELIMINADAS AUTOMÁTICAMENTE.

AGRADEÇO A COMPREENSÃO.

TINTAS E PINTURA
Carlos Santana

Unknown

Boa tarde!

Gostaria de algumas orientações, pois pretendo restaurar um fogão de quatro bocas com ferrugem e na cor branca.
Minha ideia era pintá-lo no tom vermelho mantendo alguns detalhes brancos.
Detalhe: há pontos em que a ferrugem está bem crítica.
Há algum tipo de tinta especifica para altas temperaturas??

Me ajudem, pois nunca realizei esse tipo de trabalho antes.
Agradeço desde já.

Unknown

Resposta a Helyssa;

Deve proceder como estou a ensinar no post acima, para retirar a tinta antiga, retirar a ferrugem, etc., depois é proceder de acordo com as instruções da tinta que comprar.
Sim, existem tintas para altas temperaturas, em qualquer boa loja de tintas vai encontrar esta tinta.

Sempre ao dispor.

Tintas e Pintura
Carlos Santana

André

ola, eu tenho um portão de metalão e neste final de semana lixei passei um produto que me indicaram para passar na ferrugem. e somente no outro dia comecei a pintar com pistola e esmalte base água da metalatex, passei duas camadas de tinta . O problema é que na terça feria choveu e o portão ficou todo branco aonde foi passado o produto pra ferrugem e algumas partes da pintura começaram a descascar, alguém sabe o que aconteceu e o que devo fazer agora??

Unknown

Resposta ao André;

O produto que passou para a ferrugem pode não ser compatível com a tinta, ou seja, terem bases diferentes e então não serem compatíveis entre si, também podia não estar devidamente seco.
Refiro sempre que quando se vai efetuar um trabalho os produtos devem ser sempre da mesma marca e antes de comprar, caso não saiba analisar esta situação perguntar na loja, e mesmo assim deve-se fazer um teste prévio, numa pequena zona mais escondida.
Agora terá que refazer tudo de novo, lixar muito bem toda a área e voltar a aplicar os produtos, mas primeiro veja se são compatíveis e siga as informações que vem nas embalagens ou nas fichas técnicas dos mesmos.
Também não deve fazer este trabalho caso haja possibilidade de chover, claro que se chover vai estragar o trabalho.


Sempre ao dispor.

Tintas e Pintura
Carlos santana

André

ola Carlos, quem em indicou o produto foi o pessoal da loja da qual comprei a tinta. Se a tinta ficar com uma camada muito fina na superfície é possível dela descascar assim na primeira chuva? acredito que seja isso que esteja acontecendo.

pois pintei com pistola e acredito que em alguns lugares a camada de tinta deve ter ficado rala(fina).

Anónimo

Boa tarde,

Quero pintar o quadro da minha mota, e tenho algumas duvidas quanto aos materiais a utilizar, e para tal vou deixar aqui as minhas duvidas para ver se me podem esclarecer.

Vou mandar, o quadro para o jacto de areia. Em seguida pensei em aplicar um produto chamado FERROX, para proteger contra a ferrugem, depois aplicarei o primário, e em seguida a tinta.

As duvidas que eu tenho são as seguintes:

Este processo é o mais indicado?
Quais os produtos que aconselham (primário e tinta) para pintar com spray?
Tenho de lixar na mesma o quadro todo, mesmo depois do jacto de areia?
Em que altura devo lixar, no inicio, depois do FERROX, ou depois do primário?

Aguardo resposta,
Tiago Fernandes

Anónimo

ola gostaria de pintar dois freezer pequeno e um deles esta com uns ferrugem em baixo da porta abos sao marron quero eles brancos tem tipos de brancos no mercado, como vou fazer? me chamo Jessé Lucio Correa

Unknown

Resposta a Jessé Correa;

Obrigado pelo seu contacto;

Em relação à sua questão deverá fazer conforme indico no post acima.

Resumindo será assim;

1º - Retirar a ferrugem:
2º - Lixar as áreas a serem pintadas;
3º - Aplicar primário para metais;
4º - Pintar com tinta indicada.

Veja os pormenores no post acima.

Qualquer boa loja de tinta vende todo o material que vai precisar.

Sempre ao dispor;

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Unknown

Meu nome é Gustavo e gostaria de saber qual é a tinta apropriada para pintar o interior de um freezer horizontal. O fundo esta enferrujando. Alguns indicaram a tinta epoxi, outros falam que ela é proibida para lugares que terá contato com alimentos.

Unknown

Ola, gostaria de indicacao de uma tinta para pintar o interior de um freezer horizontal. O fundo esta enferrujando. Uns indicam a tinta epoxi, outros falam que ela é toxica e nao pode pintar lugares que terá contato com alimento. Qual a melhor solucao?

Unknown

Resposta ao Gustavo;

Deve deixar secar a tinta durante alguns dias, com a porta aberta do freezer. Após este período a tinta estará seca e os alimentos não vão estar em contacto com a tinta, por isso não existe problema.
A questão de ser uma tinta Époxi, tem a ver com a resistência que esta tem às temperaturas, neste caso baixas, e que outros tipos de tinta não têm.
Deve lixar e retirar a ferrugem, limpar, aplicar primário apropriado e no final a tinta. Existem à venda tintas em spray para freezers, compre produtos compatíveis (primário e tinta) para evitar problemas e siga as instruções do fabricante.

Sempre ao dispor;

Carlos Santana
Tintas e Pintura

Barbara Ramos

Olá! Como faço para pintar bijuterias, correntes de metal, latão... Obrigada!

Novo Comentário em Tintas e Pintura

Leia Antes de Comentar:

  • Os comentários deste blogue são todos moderados;
  • Escreva apenas sobre o tema deste artigo;
  • Ofensas pessoais ou spam não serão aceites;
  • Não fazemos parcerias por meio de comentários;
  • Faça comentários relevantes;
  • Para entrar em contacto, também poderá usar o nosso formulário de contacto;
  • Obrigado pela sua visita e volte sempre.
  • ATENÇÃO
  • NÃO RESPONDO A COMENTÁRIOS ANÓNIMOS, COLOQUE SEMPRE O SEU NOME!